CIÊNCIAS HUMANAS PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA:
ERECHIM: CAMPO PEQUENO, GRANDES MEMÓRIA
Resumo
Hoje a ciências humanas representa uma ampla e significativa produção científica no país, com uma total relevância social, mesmo com toda significância, essa área tem caído no descrédito e recebendo pouca valorização, em detrimento de áreas técnicas com uma formação voltada para racionalidade instrumental. Com isso os alunos são inseridos em um contexto de fragmentação e hierarquização de disciplinas, o que acaba por despertar pouco interesse, por áreas das Ciências Humanas. Deste modo o presente projeto tem como proposta construir o diálogo e interações com escolas municipais e estaduais do Alto Uruguai, no intuito de divulgar as Ciências Humanas para implementação do Ensino Médio no IFRS-Campus Erechim, na perspectiva de uma educação para o exercício da cidadania e a vivência política. Nestes espaços de diálogo com a sociedade, destaca-se o projeto “Erechim: Campo Pequeno, Grandes Memórias”, que é uma iniciativa do Colégio Professor Mantovani, que visa inserir os estudantes de nível médio na iniciação científica, trabalhando áreas do conhecimento de interesse dos alunos, eles podem pesquisar historicidade da região, alinhando-se com atualidade, com temas relevantes para toda comunidade, de um modo de propagar conhecimento a partir das palestras que os alunos desenvolvem na escola para apresentação do projeto na escola. Tendo em vista isso, o projeto “Divulgando as Ciências Humanas”, trabalha em conjunto com os estudantes do Colégio Professor Mantovani para ampliar o projeto Erechim: Campo Pequeno, Grandes Memórias numa forma de difundir o conhecimento construído por eles durante o projeto, fazendo assim intermédio entre com outras instituições educacionais, construindo palestras, debates, mesas-redondas e oficinas. O projeto Erechim: Campo Pequeno, Grande Memórias é uma amostra do interesse de alunos por áreas de Ciências Humanas quando elas são trabalhadas nas escolas por meio de projetos, despertando o real gosto por pesquisas científicas, fazendo assim uma preparação dos estudantes para o meio acadêmico, por meio de uma educação com significado. Essa participaçãodos estudantes do colégio em conjunto com o projeto Divulgando as Ciências Humanas possibilitará que outros estudantes e colégios despertem para o interesse por esta área do conhecimento e pelas temáticas que lhe são pertinentes como as questões éticas, estéticas e políticas, os direitos humanos, etc., e com isso fomentar que as pessoas pensam de forma autônomas e por práticas emancipadoras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.