PRÁTICAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS NA DIOCESE DE CHAPECÓ

  • Beatriz Simone Cavalheiro UFFS
  • Ana Paula Reis Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cláudia A. Rost Snichelotto Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Desde 2017 o projeto “Português Brasileiro para Imigrantes e Refugiados Residentes em Chapecó e Região” é realizado em parceria com a Pastoral do Migrante, da Diocese de Chapecó, o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes “Assessoria Linguística e Literária da UFFS” e o curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. São ofertadas duas turmas de PLA (Português como Língua Adicional) nas salas anexas à Catedral Santo Antônio, em Chapecó, aos sábados, no horário das 16h30 até às 18h30, totalizando 30 horas-aula. As duas turmas são divididas em dois níveis (A1 e A2), segundo o conhecimento que o imigrante tem da língua portuguesa. O objetivo principal do curso é desenvolver as habilidades de comunicação oral e escrita básica em português, com ênfase na ampliação de noções gramaticais, funções comunicativas, aspectos culturais e vocabulário. O público-alvo do curso são imigrantes de diversas nacionalidades, cuja faixa etária varia entre 18 (dezoito) e 50 (cinquenta) anos e, em sua maioria, é do sexo masculino. A maior parte dos estrangeiros está em situação de refúgio no Brasil e trabalha ou busca emprego nas indústrias frigoríficas da região, embora haja também quem já atue ou se interesse em áreas específicas conforme sua formação e/ou especialização. Quanto ao desenvolvimento do curso, as aulas são ministradas por duas alunas bolsistas estudantes de Letras e um aluno voluntário, estudante de Filosofia, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Este último é de origem haitiana e atua como tradutor entre o público e a ministrante. No nível A1, o conteúdo ministrado enfatiza os conhecimentos básicos de interpretação textual e de análise linguística (gramática, vocabulário) com ênfase na prática oral. No nível A2, por sua vez, o conteúdo ministrado privilegia o desenvolvimento de habilidades básicas de interpretaçãotextual e de análise linguística (gramática, vocabulário) com ênfase na prática escrita em português. No decorrer do curso, os alunos são avaliados conforme participação e interesse na realização das atividades e também a partir da aplicação de provas que demonstrem o progresso individual. Para ter direito ao certificado de conclusão do curso, o aluno precisa de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas, além da média 6 (seis) nas atividades desenvolvidas. As atividades do projeto proporcionam aos estudantes de Letras - Português e Espanhol e de Filosofia, a experiência com o ensino e, principalmente, com o PLA para uma formação acadêmica mais ampla na área. Também busca a inserção da universidade na comunidade, auxiliando os estrangeiros a desenvolver sua competência comunicativa por meio do acesso e do domínio da língua portuguesa.

Publicado
10-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura