O CELUFFS COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE

  • Gabriel Fischer Lottermann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vanessa Luiza De Wallau Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Carolina Teixeira Pinto Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Este trabalho é o relato das experiências desenvolvidas no programa de extensão CELUFFS - Centro de Ensino de Línguas da UFFS, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza/PR, o qual abarca ações da Monitoria de Língua Portuguesa e Espanhola, bem como o curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). As ações compreendem o ensino de Língua Espanhola, ofertada semanalmente, em três módulos, o básico, o intermediário e o avançado. Para além disso, as intervenções de Língua Portuguesa, referentes à Monitoria de Leitura e Produção Textual acadêmico-científica é também ofertada em encontros semanais, assim como o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), oferecido no nível básico. Para a realização das atividades do CELUFFS houveram estudos, pesquisas e planejamentos para os cursos de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Libras. A partir disso, ocorreu a divulgação nas escolas de Ensino Médio e também através dos meios de comunicação da região e via internet. As ações contemplam alunos externos e internos à UFFS. As ações propostas pelo CELUFFS iniciaram como uma antecipação ao futuro (MACHADO apud NOGUEIRA, 2007, p. 72), ou seja, um espaço de formação para futuros professores de Língua Espanhola, e evoluíram a fim de alcançar os objetivos no processo de ensino e de aprendizagem de modo significativo, possibilitado por meio de encontros oportunos, trocas mútuas de conhecimentos entre os sujeitos, em espaços em que todos ensinaram e aprenderam. Assim, o sujeito assimila os novos conteúdos a seus esquemas mentais já construídos, ou seja, a seu conhecimento prévio. Desse modo, o aluno se depara com os desafios do que é novo, e, por fim, após ter passado pela problematização e a aquisição de novos conteúdos, ele compreende como melhor utilizá-los, de acordo com as suas necessidades nas práticas sociais.

Publicado
10-09-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Extensão e Cultura