BRINQUEDOS INFANTIS PARA AMBIENTES AO AR LIVRE

  • Andressa Lima Torres de Araújo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gabriela Dalbosco
  • Jaisson Dalcin Martins
  • Weslley Kaiser
  • Nébora Lazzarotto Modler

Resumo

Segundo a perspectiva vygotskyana, as brincadeiras e as interações entre pares são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Para que a criança se sinta livre e incentivada a interagir, os espaços de convívio e brincadeiras ao ar livre são essenciais. Entretanto, na maioria das escolas infantis, esses espaços são vistos como secundários e não recebem o devido planejamento. Este trabalho surge a partir dessa problemática e vincula-se ao projeto de pesquisa de doutorado intitulado “Espaços-ambientes para a Educação Infantil: arquitetura de espaços relacionais”. (DINTER PROARQ/UFRJ-UFFS). Amparado nos conhecimentos das ciências sociais aplicadas, sobretudo na arquitetura escolar, busca explorar opções de composição de brinquedos infantis, almejando o envolvimento do núcleo familiar e escolar nessa construção, pois se acredita que a escola deve servir como facilitadora e incentivadora do envolvimento dos pais na educação. A metodologia do trabalho se deu através de pesquisa bibliográfica, reuniões presenciais do grupo, representação gráfica dos brinquedos e desenvolvimento de um portfólio. A proposta idealizada considerou o emprego de materiais simples como a madeira e pneus, bem como mão de obra voluntária dos pais e educadores. O resultado final da pesquisa teve como produto a elaboração de um portfólio, o qual apresenta o modo de execução e as quantidades necessárias para construção dos brinquedos de madeira, além do modo de preparo da área. Tratando-se de modelos genéricos, foram pensadas opções de brinquedos para áreas planas e para taludes. Ainda, como indicação, exemplifica-se uma maneira de implantação dos brinquedos propostos a partir do projeto arquitetônico padrão Proinfância Tipo “C” para escola municipal de educação infantil. Sabe-se que atividades colaborativas pressupõem grande esforço coletivo e é justamente a isso que o trabalho se propõe, fortificando os vínculos comunitários nas escolas infantis a partir do ato de brincar. 

Publicado
29-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa