O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

UMA OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE ALFABETIZADOR E DAS RELAÇÕES DE CONVÍVIO ENTRE OS SUJEITOS

  • Tainá Deffaci Corassa Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Erechim
  • Rafaela Moroni
  • Alice Maria Franchini
  • Tamara Joana Zabot
  • Zoraia Aguiar Bittencourt

Resumo

Resumo: A escola, juntamente com seus profissionais, visa à aprendizagem do aluno a partir da sua realidade, apropriando-se de conhecimentos significativos, valorizando uma troca de saberes entre educador e educando. Sendo assim, é importante que o ambiente alfabetizador seja um espaço acolhedor, cooperativo e autônomo, que instigue a curiosidade e rico em materiais produzidos pelas próprias crianças. Esta pesquisa situa-se na área da Alfabetização de crianças de primeiro ano do Ensino Fundamental, a qual tem como objetivo investigar como se dá o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, analisando o convívio escolar, a organização da sala, das mobílias e dos espaços, os métodos de ensino e de condução da aula utilizados pela professora. Diante desses aspectos buscou-se, por meio da observação do espaço e de uma aula de alfabetização em uma escola pública situada na região do Alto Uruguai gaúcho, compreender a relação entre professor, alunos e ambiente escolar, a qual é muito importante para uma aprendizagem prazerosa. Embasando-se em Garcia (2012), Cagliari (1998) e Schwartz (2016), constatou-se que a escola e seus profissionais estão pouco a pouco trilhando um caminho construtivista, o qual proporciona momentos de socialização e de interação entre as crianças. O convívio, na sala de aula observada, se dá de forma amigável e cooperativa, o desenvolvimento do trabalho em grupos áulicos promove a autonomia e a segurança, mostrando que as crianças da turma observada aprendem de forma prazerosa e sem medo de errar. Dentre os vários pontos positivos encontrados na observação, destaca-se a mudança que está ocorrendo no método de ensino utilizado pela professora, o qual atualmente parte de uma visão baseada nas pesquisas da psicogênese da língua escrita. Ao longo desta pesquisa, evidenciou-se que a escola e seus profissionais estão buscando novos conhecimentos frente às descobertas existentes sobre a alfabetização. Percebe-se que um grande passo já foi dado quanto ao método de ensino. Desta forma, conclui-se que a formação continuada dos profissionais da escola é essencial e que é possível ensinar a leitura e a escrita para as crianças de forma prazerosa, valorizando sua realidade e seus conhecimentos.

Publicado
30-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino