A missão

observando, refletindo e agindo

  • Daniele Schmatz UFFS - Cerro Largo

Resumo

Todos os dias buscamos realizar atividades nas quais os alunos possam se perceber e agir como protagonistas de seus estudos e de suas vidas. Como professora de Ensino Religioso, venho buscando desenvolver atividades que estejam voltadas para a convivência social dos alunos, proporcionando a eles momentos em que possam observar o meio em que vivem para, na sequência, refletirem sobre suas percepções e, por fim, poderem, em conjunto, propor algumas soluções para resolver ou amenizar os problemas encontrados ao longo das observações. Para atingir este objetivo, em uma turma de 7ª série de Ensino Fundamental, trabalhei o jogo “A missão” do movimento Criativos da Escola que aparece dividido em quatro fases – sentir, imaginar, fazer e compartilhar. Cada uma das fases vem com um conjunto de cartas que contém perguntas acerca de como os alunos percebem o meio em que vivem, como poderiam resolver ou amenizar os problemas encontrados, quais ações poderiam desenvolver e, ao final, como compartilhar com a comunidade as ações promovidas. Os alunos desenvolveram cada uma das fases de formas distintas: a primeira foi em roda jogando Escravos de Jó com as cartas, a segunda foi uma roda de conversas, a terceira foi em grupos e a quarta aconteceu de forma quase simultânea a terceira. Dessa forma, os alunos puderam desenvolver um olhar mais reflexivo e ações reais junto à comunidade em que vivem.

 

Palavras – chave: Percepção; Reflexão; Convivência social.

Publicado
27-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa