A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO “INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - LICENCIATURA” NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO IRACI SALETE STROZAK POR MEIO DO PIBID

  • Deise Mari Oliveira da Costa de Souza UFFS
  • Roberto Antonio Finatto UFFS

Resumo

O exercício da prática docente nos cursos de licenciatura é indispensável para a formação dos acadêmicos em profissionais da educação. Desta forma, este trabalho analisa o processo de inserção de oito acadêmicos do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul (UFFS) no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak (CECISS), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O CECISS está localizado no Assentamento Marcos Freire, município de Rio Bonito do Iguaçu, Paraná. As atividades no colégio iniciaram no mês de agosto de 2018, sendo que os bolsistas devem cumprir carga horária de 32 horas mensais no programa. Nos primeiros meses de atividades, os acadêmicos se dedicaram a conhecer o colégio por meio de observações do cotidiano escolar, do estudo do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar e da realização de pesquisas sobre o perfil dos estudantes. Com base nesse conhecimento, foi possível planejar as ações tendo como referência as necessidades do colégio e do público que ele atende. Assim, as atividades se tornaram mais práticas, com a realização de oficinas para os estudantes do ensino fundamental sobre problemas ambientais no espaço agrário, cartografia (uso do software Google Earth Pro) e horta escolar. As oficinas tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos estudantes e auxiliar no rendimento em sala de aula, sobretudo na capacidade de produção, leitura e interpretação de textos. Elas ocorrem no turno inverso daquele das aulas, assim os estudantes não perdem tempo aula. Além disso, também está em processo de construção a maquete da sede da comunidade Centro Novo, onde o colégio está localizado. A maquete está sendo construída numa escala de 1:100 em uma base de quatro metros quadrados e integrará o acervo da Casa da Memória, um prédio localizado próximo ao colégio que tem por objetivo preservar a memória da luta pela terra na região Centro-sul do Paraná. Outra atividade desenvolvida é o trabalho na horta, todo mês são dedicados um ou dois turnos de trabalho para contribuir na plantação de hortaliças, na limpeza do espaço e na construção do horto medicinal. Os bolsistas indígenas que integram o projeto também são responsáveis por atividades que buscam disseminar a cultura indígena no colégio. Pelo exposto, as atividades do PIBID contribuem no processo de formação dos acadêmicos da UFFS, pois através delas é possível conhecer o ambiente escolar e o seu cotidiano. Isso também contribui na preparação para os estágios de docência e na formação dos professores do campo. Concluímos que o PIBID possui um cunho educativo e formativo, pois além de permitir adquirir conhecimentos e experiências pessoais, acadêmicas e profissionais, também contribui na organização pedagógica e no processo formativo dos estudantes na educação básica. Apesar da reconhecida importância do PIBID, é importante destacar que a falta de recursos próprios do programa para a compra de materiais pedagógicos e para custear o transporte dos bolsistas até o colégio limita o impacto e o desenvolvimento de algumas atividades.

Publicado
18-09-2019
Seção
Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Ensino