REDES SOCIAIS PARA O ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

  • Rafaela Spohr Haas Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roque Güllich

Resumo

Atualmente, as redes sociais alcançaram seu auge de usuários, ultrapassando expectativas de popularização, principalmente como rede de relacionamentos. Entretanto, as redes sociais podem ir muito além desta característica, sendo inseridas dentro do ensino, da formação de professores e como uma ferramenta de compartilhamento de conhecimentos. Nesta perspectiva, o presente trabalho buscou analisar dissertações e teses que tenham como tema central o Ensino de Ciências, Biologia, Química e/ou Física e utilizam como ferramenta metodológica as redes sociais, disponibilizadas dentro do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Foram selecionados 16 trabalhos, os quais abrangem o Ensino das Ciências em redes sociais como o Facebook (9:16), Blog (3:16), YouTube (1:16), WhatsApp (1:16), SlideShare (1:16) e Orkut (1:16). Os trabalhos analisados demonstram uma grande utilização das plataformas do Facebook e Blog como metodologia de ensino e comunicação dentro das aulas de Ciências, principalmente, justifica-se estes resultados, pelas características marcantes destas redes, onde apresentam uma grande quantidade de ferramentas que possibilitam edições, compartilhamento e muitos outros meios de comunicação com o usuário. A produção dos resultados da pesquisa demonstra o conhecimento já existente sobre a utilização das redes sociais como ferramenta no ensino e na formação de professores, em especial na área das Ciências. Assim pensando na formação de professores e no Ensino de Ciências desenvolveu-se duas redes sociais, um Blog e uma Fanpage no Facebook intitulados “Ensinando e aprendendo Ciências desde a UFFS”, com o intuito de ampliar a divulgação dos trabalhos e pesquisas realizados pelos cursos de licenciatura (Ciências Biológicas, Química e Física) da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo, dentro dos estágios supervisionados, trabalhos de conclusão de curso e demais pesquisas e projetos realizados pelos acadêmicos e, assim como, essas redes sociais são meios de demonstrar que a comunicação através dessas tecnologias podem trazer benefícios para o Ensino de Ciências no contato com estudantes, professores e com toda a comunidade acadêmica da Universidade. Reitera-se que as tecnologias podem auxiliar o professor na diversificação de suas metodologias de ensino na sala de aula de Ciências possibilitando com que os processos de ensino e aprendizagem sejam mais atrativos aos alunos.

Publicado
27-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa