PARALELOS ENTRE O PERSONAGEM CHIRÚ DA LITERATURA BRASILEIRA E O GAÚCHO MARTÍN FIERRO DA LITERATURA ARGENTINA

  • Aline Binsfeld Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Beatriz Simone Cavalheiro UFFS
  • Santo Gabriel Vaccaro Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Thainá Caroline Restelli Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Resumo: Este trabalho, fruto de estudos realizados na disciplina de Literatura Hispânica III, tem o objetivo de demonstrar as características do gaúcho apresentado na obra do escritor argentino José Hernández, o Martín Fierro, de 1972 e do gaúcho brasileiro Chirú na obra Sem Rumo de Cyro Martins, de 1937, de forma a retratar os pontos que se assemelham na história cultural e social de cada personagem. A figura do gaúcho é analisada sob a óptica de um contexto histórico que o fragiliza, o marginaliza e o exclui da sociedade em ambas as obras. O personagem gaúcho argentino nominado Martín Fierro percorre seu destino barbarizado com a perseguição, a fuga, a solidão e a saudade de seu passado recente, situação imposta pela sociedade que na época tinha como objetivo o afastamento dessa classe minoritária, atestando-lhe uma selvageria e retrocesso. Esses fatos são narrados principalmente na primeira parte do poema, em que Hernández expõe e denuncia uma circunstância hostil ao gaúcho que prevalece principalmente por fatores governamentais e sociais da época. Assim como o personagem argentino, o Chirú, de Cyro Martins, também está desenraizado e desajustado, fora do campo e sem rumo buscará durante a narrativa uma forma de se instalar ao cenário que não lhe pertence, que não lhe permite o ajustamento à cidade que se movimenta pelo viés da industrialização, encontrando dificuldades para desenvolver-se socialmente e em atividades remuneradas. Com todos os conflitos encontrados na cidade, Chirú volta seus olhos recorrentemente ao pesar do abandono da estância e de sua vida campeira. Sob essas perspectivas são estabelecidas aproximações dos personagens no que se refere a exclusão ocasionada pela sociedade, sendo essas aproximações, na primeira obra relacionadas a decisões governamentais e na segunda ao processo de industrialização da região. Além disso, prevalece entre ambos o sentimento nostálgico decorrente do desenraizamento de suas origens e lhes afeta o desconforto da situação e lembranças do passado. É possível desta forma analisar as obras mostrando suas aproximações através da figura do gaúcho, tendo em vista a região fronteiriça que permite manter relações entre as produções em questão analisadas.

Publicado
30-08-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa