AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

A IMPORTÂNCIA DE OUVIR OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA CONTEMPLADOS PELO PIBID

  • Alice Bertoletti Lopes UFFS
  • Emanuelly Filomena Tura Dariff UFFS
  • Nayara Leticia Sartori da Silva UFFS
  • Thais de Oliveira UFFS

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato a respeito da atividade desenvolvida pelos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) da área de sociologia. A ação teve como temática os movimentos sociais e realizou-se na escola de educação básica Lourdes Lago, com os estudantes dos segundos anos do ensino médio. Compreendeu a prática de uma intervenção que incluiu uma aula expositiva, apresentações de seminário, entrega de relatório, cafés sociológicos e uma avaliação anônima a respeito da atividade. Nosso recorte refere-se à avaliação anônima escrita pelos estudantes sobre atividade aplicada. Através dessa avaliação objetivou-se receber um retorno dos estudantes a respeito da intervenção, bem como pensar a atuação dos pibidianos, a metodologia empregada e receber sugestões para futuras intervenções. Também teve por objetivo estreitar relações com os alunos a fim de fornecer um novo olhar a respeito da posição aluno e professor amenizando as relações de poder impostas por formatos ortodoxos de ensino. A avaliação compreendeu cerca de 60 alunos que participaram das atividades propostas. Ao final das atividades cada aluno foi convidado a escrever suas percepções acerca da ação, destacando pontos positivos, pontos negativos e sugestões para melhorias. Por meio dessa proposta os alunos relataram como principais pontos positivos as orientações dos pibidianos no desenvolvimento dos trabalhos e a afinidade com os bolsistas de modo que se sentiram confortáveis para realizar suas falas. Também destacaram a obtenção de conhecimentos a respeito dos movimentos sociais, a possibilidade de conhecer representantes dos movimentos, dando abertura para novos saberes. Como pontos negativos os alunos acentuaram questões no âmbito da organização prática das atividades, a falta de envolvimento de alguns estudantes e a má distribuição de falas entre os acadêmicos. Sugeriram a realização de mais atividades similares com a integração dos pibidianos e a abordagem de assuntos pertinentes assim como o tema proposto.A tarefa de consulta aos estudantes teve por objetivo receber um retorno a respeito das práticas pedagógicas realizadas e contemplou tal proposta. Tornou-se perceptível sua contribuição para a formação docente dos bolsistas, uma vez que permitiu refletir a respeito dos métodos propostos e possibilitou uma noção a respeito dos desafios para as próximas intervenções. Apontou também carência na preparação docente dos acadêmicos, indicando a necessidade de práticas que estimulem a desenvoltura oral para a sala de aula. Ademais, a avaliação possibilitou a aproximação entre os alunos e pibidianos, quebrando com poderes ortodoxos do ensino. Indica-se como alternativa para que haja aproximações que possibilitem um melhor contato entre professores e alunos no qual ambos crescem juntos no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a consulta anônima para com os estudantes mostra-se como um método positivo para reflexões acerca dos trabalhos realizados pelo PIBID, dando vez e voz para os alunos que são contemplados com o programa.

Biografia do Autor

Emanuelly Filomena Tura Dariff, UFFS

Graduanda em Ciências Sociais, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, bolsista remunerada, contato: manudariff@gmail.com

Nayara Leticia Sartori da Silva, UFFS

Graduada em Ciências Sociais, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, supervisora remunerada, contato: nayara.uffs@gmail.com

Thais de Oliveira, UFFS

Graduanda em Ciências Sociais, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, bolsista remunerada, contato: ah.thais.oliveira@gmail.com

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino