O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E SUA INFLUÊNCIA NA CONSTITUIÇÃO DE UMA IDENTIDADE DE PROFESSORA: UM OLHAR PARA A SINGULARIDADE
Resumo
A comunicação em questão objetiva apresentar percepções obtidas a partir de práticas educativas com alunos do sétimo ano do ensino fundamental na área de Língua Espanhola como Língua Estrangeira (ELE), por meio de um enfoque não somente em literaturas de Língua Espanhola, como também em temáticas sociais no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. A experiência ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Traezel, por meio de oficina e, ao longo do trabalho, foram desenvolvidas diversas temáticas sociais, como racismo, equidade de gênero, bullying, direitos e deveres, entre outras, todas pensadas a partir de textos literários. Além de apresentar a experiência, nessa comunicação, também são expostas reflexões sobre sua relação com a formação de identidade docente por uma perspectiva que, ainda que pareça subjetiva, é a única possível, já que advém de algo que é único e singular: a prática docente. Desse modo, percebeu-se os conflitos existentes entre o âmbito teórico e o prático, assim como o fato de que muitas serão as teorias a embazar a práxis educativa, mas cabe ao professor refletir sobre as que virão a ser adequadas ao processo de ensino e aprendizagem, assim como muitas serão as práticas efetivas, mas as que se apresentem não tão efetivas também são importantes para reflexão e aperfeiçoamento docente. Diante disso, foi possível concluir que o PIBID é de extrema importância para a construção de nossa identidade como professores de língua e literatura hispânica, pois passamos a apresentar um olhar crítico e autônomo diante do processo de ensino e aprendizagem e a perceber cada prática em sua singularidade.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.