AS VIVÊNCIAS DO PIBID COMO FORMA DE REPENSAR O ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA

  • Jonathan Grützmann Fin UFFS
  • Izabel Waszkiewicz UFFS
  • Judite Scherer Wenzel UFFS
  • Elisandra Giordani de Menezes UFFS

Resumo

Este trabalho destaca a importância do uso de dinâmicas e jogos como instrumento pedagógico junto ao ensino de Ciências/Química em contexto escolar. Tal diálogo decorre das vivências e estudos realizados junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, tal programa busca a inserção do futuro professor na realidade escolar por meio de práticas orientadas no ambiente escolar. De modo especial, destacamos que, na maioria das situações de ensino, os alunos estão acostumados à uma prática rotineira, que consiste em sentar em sua classe em sala de aula, ouvir o professor e tomar nota da tarefa. Porém, essa prática de ensino tem sido objeto de críticas, busca-se um ensino mais interativo, com uso de diferentes instrumentos e metodologias. O argumento para a mudança indica que um ensino apenas tradicional dificulta a significação conceitual por parte do aluno. Pois em tal prática o aluno não se apropria do conteúdo, sendo que, a sequência de ensino está baseada apenas na transmissão oral conduzida pelo professor, o instrumento básico, muitas vezes, é apenas o uso do livro didático. Segundo Maldaner, (1999) “as atividades podem incluir demonstrações feitas pelo professor, experimentos para confirmação de informações já dadas, cuja interpretação leve à elaboração de conceitos entre outros”.  Essa prática de exposição do conteúdo, aplicação de exercícios, se tornam uma rotina e pouco auxiliam no processo de significação. O aluno decora o conteúdo, o replica em provas mas não se apropria, não estabelece relações, ou seja, não aprende. Com isso, por meio da vivência em contexto escolar e com os estudos que realizamos junto ao PIBID Química foi possível identificar a necessidade da inserção de novas metodologias de ensino, de atividades, dinâmicas que envolvam, que chamem e desafiem os alunos. Apontamos que, a forma que se trabalha o conteúdo, varia de acordo com as disciplinas, algumas são mais teóricas que outras, mas isso não implica em realizar uma aula dinâmica e diferenciada, proporcionando um outro olhar dos alunos sobre a disciplina e a temática/conteúdo abordada. Assim, o PIBID ao possibilitar o contato com o ambiente escolar, possibilita que auxiliamos, que trabalhamos de forma colaborativa com o professor da escola no planejamento de atividades mais interativas, com uso de experimentos, jogos e dinâmicas. Desse modo, apontamos como resultados, que a vivência escolar do licenciando com o professor de escola básica reflete em uma melhoria, onde para o licenciando possibilita uma experiência através do contato com a vivência escolar, de mesmo modo para o professor de escola que passa a ter uma ajuda, um apoio para inserir em sala de aula novas metodologias, outros modos de abordar o conteúdo e isso, tem auxiliado no processo de aprender e de ensinar.

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino