ADENTRANDO O CENÁRIO HOSPITALAR

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR EM ENFERMAGEM, NA CLÍNICA DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA

  • Ariane de Lourdes Gomes Bueno Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Odila Migliorini da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Thamara Cristina Trierveiler Vargas Hospital Regional do Oeste
  • Luciane Rigoni Hospital Regional do Oeste

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado, é uma peça fundamental na formação do estudante de enfermagem. Dentre as inúmeras experiências que ele proporciona, essa talvez seja, a mais importante na sua trajetória acadêmica, além disso, é o meio em que lhe é permitido vivenciar na prática, o cotidiano de trabalho do profissional enfermeiro e a sua realidade vivida. É indiscutível, de fato, a relevância do componente supracitado, onde a identidade do acadêmico é moldada de maneira critico reflexiva, através das experiências que o campo oferta. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho, é relatar a vivência de uma acadêmica do curso de enfermagem do 9° período, durante o componente de Estágio Curricular Supervisionado I (ECSI), que se deu em uma unidade de Traumatologia e ortopedia de um hospital público no município de Chapecó – SC. Totalizando 390 horas relógio o ESCI, teve sua duração de março a junho de 2019 no período vespertino. A unidade Traumato ortopédica é responsável por receber pacientes provenientes de traumas em geral e ortopédicos, que necessitam de procedimento cirúrgico, bem como, acompanhamento pós-operatório. Porém, devido a demanda que o hospital está recebendo atualmente, a unidade acaba recebendo inúmeros casos e perfis de pacientes, que vai desde gestantes a puérperas, aos casos oncológicos em cuidados paliativos e/ou intensivos. Devido ser um setor muito dinâmico e com um fluxo intenso de pacientes, permite que o estudante aprenda a trabalhar com inúmeras situações desenvolvendo assim, um olhar mais holístico e clínico sobre a assistência prestada. Para o aluno, é definitivamente desafiador adentrar em um ambiente o qual terá que desempenhar o papel do enfermeiro, tendo que aprender a lidar abruptamente com as adversidades do dia a dia, assim como a trabalhar com a equipe multiprofissional e gerenciar todos os problemas que vão surgindo, isso faz com que o mesmo, saia da sua zona de conforto e se permita descobrir-se como profissional atuante e presente no local de trabalho que está inserido. Ainda existe a expectativa de que o estudante se aprimore, desenvolvendo a capacidade de reconhecer os pontos positivos, e negativo em seu campo de prática, fortalecendo assim, a aptidão de reflexão de forma crítica sobre o papel do profissional da saúde, contribuindo de maneira proativa na formação de novos saberes. A experiência que o campo de prática proporciona ao estudante é riquíssima, pois, inúmeros procedimentos e situações que outros estágios não conseguem proporcionar, o Estagio curricular supervisionado consegue. Por conseguinte, ao findar esta etapa tão importante, ficou claro que foi possível aprender e ao mesmo tempo construir conhecimentos intrínsecos no que diz respeito as atribuições do profissional enfermeiro, ainda destaco com ênfase a significância da enfermagem para o setor saúde, principalmente, na área hospitalar.

Biografia do Autor

Ariane de Lourdes Gomes Bueno, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

Acadêmica. Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó

Enfermeira. Doutora em Ciências, Docente do curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino