MONITORIA ACADÊMICA NO COMPONENTE CURRICULAR DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA I E II

  • Alisson Henrique Hammes Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Passo Fundo
  • Abcael Alves
  • Jeniffer Charlene
  • Michelli Karoline Sanger
  • Darlan Martins Lara

Resumo

Ao longo dos semestres de 2018/02 e 2019/01 o curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo ofereceu aos acadêmicos do terceiro e quarto semestres o primeiro grupo de monitores na área de Semiologia Médica. A monitoria é uma atividade complementar aos Componentes Curriculares (CCR) de Diagnóstico e Terapêutica, com ênfase em semiologia, de grande impacto sobre o processo de ensino e aprendizagem. Tais atividades foram desenvolvidas por quatro monitores voluntários, sob orientação do regente da disciplina de Diagnóstico e Terapêutica. No início de cada semestre foram montados cronogramas em paralelo ao CCR em questão, com os conteúdos ministrados em aula, ficando sob responsabilidade e critério dos alunos a solicitação de auxílio dos monitores em horários pré-definidos com a coordenação do curso, extra-aula. Ficaram disponíveis os monitores também para prestar auxílio na realização do Exame Clínico em pacientes internados nos Hospitais Conveniados, como forma de aliar o conhecimento teórico à prática. Além disso, foi criado pelos monitores e pelo professor regente um Manual de Semiologia, que apresenta, de forma objetiva, assuntos de conhecimento obrigatório em semiologia dos múltiplos sistemas, que foi disponibilizado em versão virtual aos acadêmicos. Não obstante, os alunos interessados tiveram a oportunidade de realizar simulados teóricos propostos pelos monitores na proximidade das provas do CCR. A monitoria acadêmica revelou-se de grande valia, tanto aos monitores quanto aos acadêmicos do 3º e 4º semestres. Estes são CCRs em que são essenciais o treinamento prático e o exercício clínico real, com habilidades diversas que somente a leitura não podem oferecer, como a ausculta, percussão, palpação e o contato direto com a doença e o paciente. Tais atividades, exercidas em âmbito de programa de Monitoria Acadêmica, fortalecem o ambiente acadêmico, a troca de conhecimento e o crescimento pessoal dos alunos e do curso como um todo.

Publicado
18-09-2019
Seção
Campus Passo Fundo - Projetos de Ensino