ESTÁGIOS NO SUS

APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA GERÊNCIA DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA

  • Alexandre Inácio Ramos UFFS/Campus Chapecó
  • Leandra Oliveira Porto Secretaria Municipal de Saúde, Chapecó/SC
  • Daniela Savi Geremia

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), caracteriza-se como atividade técnico-científica, de assistência, educação, pesquisa e gestão em saúde. O ECS é desenvolvido sob acompanhamento do professor orientador e supervisão do enfermeiro, em campos de prática da atuação profissional. Nesse sentido, o ECS traz importantes contribuições para a formação, pois propicia o contato direto com a realidade dos serviços de saúde, gerando desenvolvimento pessoal e profissional por meio da consolidação dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de graduação. Este resumo, trata-se de um relato de experiência vivenciado durante o ECS, cursado no primeiro semestre de 2019, na Gerência de Atenção Especializada (GAE) da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó/SC. A GAE é responsável pela organização e articulação de um conjunto de serviços ambulatoriais especializados que desenvolvem ações pautadas nas necessidades de saúde, buscando contribuir para oferecer um cuidado integral com foco no usuário. Os serviços ofertados pela GAE são de gestão pública direta, e compõe majoritariamente a média complexidade da rede de saúde no município. Muitos destes serviços configuram referência regional para diversos municípios do oeste catarinense, conforme pactuado pelos gestores regionais. Estes serviços estão organizados em três grandes redes temáticas de cuidado à saúde: a Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Urgência e Emergência e Rede de Especialidades Ambulatoriais, Apoio Diagnóstico e Terapêutico. Durante o ECS, desenvolveu-se o diagnóstico situacional e plano de intervenção de um dos serviços vinculados a GAE, a Clínica da Mulher, foi identificado potencialidades e fragilidades do serviço. Foi possível participar de espaços decisórios de gestão, desenvolver ações de educação e vigilância em saúde, aprimorar a organização do tempo no processo de trabalho, estabelecer articulações intersetoriais para a efetivação de atividades e aperfeiçoar habilidades como o relacionamento interpessoal. O desempenho das atividades possibilitou a interlocução dos conhecimentos teóricos na prática de enfermagem em suas diversas dimensões de atuação. O ECS  propiciou o desenvolvimento de análise crítica e clínica acerca dos processos de gestão do Sistema Único de Saúde. Este espaço favoreceu o desenvolvimento da autonomia, segurança, empoderamento, reflexão e aprendizado teórico e prático, ressignificando a atuação do enfermeiro no âmbito da gestão de forma exitosa e positiva para a experiência acadêmico-profissional. Com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades do profissional enfermeiro proposto pelo ECS, a GAE contemplou um ambiente favorável ao desempenho do componente curricular. Neste sentido, desempenharam-se principalmente três dimensões de atuação da enfermagem: gestão, educação e pesquisa. Ante ao exposto, durante o período de estágio realizou-se aprofundamento teórico-conceitual sobre as temáticas de processos de trabalho em saúde, melhoria da qualidade, educação permanente, saúde coletiva, redes de atenção à saúde, serviços especializados, legislações e normativas. Indubitavelmente, a GAE proporcionou valiosas experiências de aprendizagem profissionais, as quais possibilitam que este momento de formação tenha desenvolvido e aprimorado as competências do profissional enfermeiro gestor para além das vivências práticas desenvolvidas durante a graduação. Pois, possibilitou o acompanhamento integral das rotinas de uma enfermeira gestora, somando conhecimentos ímpares para a formação profissional.

Biografia do Autor

Leandra Oliveira Porto, Secretaria Municipal de Saúde, Chapecó/SC

Enfermeira gestora.

Daniela Savi Geremia

Doutora em Saúde Coletiva.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino