O CORPO HUMANO NO ENSINO DE BIOLOGIA

UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PUBLICADOS NO BRASIL NO SÉCULO XX

Resumo

O estudo do corpo humano no Ensino Fundamental é de significativa relevância para os alunos, pois o aprendizado desta temática pode ser abordado apenas nesse momento, visto que nem todos prosseguiram a estuda-los após concluir o Ensino Básico. Os livros didáticos por vezes apresentam problemas relacionados aos conceitos empregados e à contextualização, o que pode interferir no processo de aprendizagem, levando os alunos a adquirirem um conhecimento equivocado. Por isso é de extrema importância aprofundar os estudos sobre o corpo humano, observando os fenômenos e fatos abordados e a análise das imagens nesses livros. Para tanto, o presente trabalho pretende analisar o conteúdo e as imagens sobre corpo humano, sob uma perspectiva histórica, presentes em livros didáticos de Biologia publicados no Brasil no século XX para averiguar o modo como foram historicamente apresentados. Para análise do conteúdo serão considerados os tópicos existentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre corpo humano, utilizando como critérios fraco; regular; bom; e excelente: conteúdo teórico (clareza do texto; nível de atualização do texto para o período; grau de coerência entre as informações apresentadas); atividades propostas (questões propostas; atividades práticas; estímulo a novas tecnologias; trabalhos em grupo; entre outros); e recursos adicionais ou complementares (textos complementares; glossários; atlas; cadernos de exercícios; guias de experimentos; guia do professor; entre outros). Para a análise das imagens serão utilizadas as seguintes categorias: qualidade das imagens; relação com o texto; inserção no texto; possibilidade de contextualização; se induzem ou não à interpretação incorreta; a presença ou ausência de cores e escalas; a porcentagem de imagens em relação ao total de páginas dedicadas ao tema; o grau de iconografia (ilustração: fotografia ou desenho; ou diagrama) e a funcionalidade (informativa; reflexiva; ou inoperante). A análise dar-se-á em três etapas: primeiramente, será feita uma leitura exploratória buscando os capítulos sobre corpo humano em cada livro. Posteriormente, serão classificados de acordo com as categorias supracitadas e, finalmente, serão contextualizados. A importância desse estudo se deve ao fato de que o conteúdo e as imagens fazem parte do contexto de significação conceitual na Educação Básica, daí a necessidade de se analisar profundamente os conceitos implícitos e explícitos nas linguagens verbal e imagética, e como se apresentam sob uma perspectiva histórica, a fim de rearticular a formação de professores de Ciências e de Biologia considerando o uso predominante desse aparato didático pedagógico, o livro didático.

Publicado
02-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa