PROPOSTAS DE ATIVIDADES CRÍTICO-REFLEXIVAS A PARTIR DE OBRAS DE MIA COUTO

  • Elisa Maria Ficanha Furlan UFFS
  • Saulo Gomes Thimóteo

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas das atividades didático-pedagógicas a serem desenvolvidas com base em obras do escritor moçambicano Mia Couto. As ações integram a proposta de confecção de livro didático com atividades relacionadas a obras de autores de língua portuguesa. Tal livro é uma entre as várias ações desenvolvidas pelos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Graduação em Licenciatura em Letras Português e Espanhol, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza- Paraná. As atividades com base nos autores serão desenvolvidas durante o segundo semestre de 2019, em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Neste sentido, propõe-se a criação de produtos, estes resultantes da apresentação, interpretação crítico-reflexiva e desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas. No caso de Mia Couto, optou-se pelo trabalho com os gêneros textuais conto e poema, dada a caracterização do autor por escrever obras do tipo. Deste modo, ao 6° ano propõe-se o trabalho reflexivo em torno do reconhecimento da identidade, utilizando para tal o conto “A infinita fiandeira” e o poema “Identidade”. Ao 7° ano, objetiva-se o fomento da argumentação, explorando desta forma as perspectivas apresentadas no conto “As três irmãs”. Ao 8° e 9° ano fora planejado a reflexão em torno das mudanças físicas e das divergências de pensamentos, com base no poema “Mudança de idade” e no conto “A guerra dos palhaços”, respectivamente. Já às turmas de Ensino Médio, objetivou-se o trabalho com base na criticidade e reflexividade dos diferentes pontos de vista, exemplificados em obras como o poema “Autobiografia”, o conto “A Guerra dos palhaços” sob a perspectiva da aceitação das diferenças e o conto “Nas águas do tempo”, especificados segundo a ordem de seriação. Já em relação aos produtos resultantes, espera-se para além da análise metalinguística e da reflexão teórico-crítica em torno das obras e de aspectos do cotidiano dos alunos, resultados como poemas de estrutura livre, categorização de características de personagens, criação de produtos vinculados ao cotidiano de maneira livre e criativa, propaganda a partir da exploração do aspecto visual desvinculado ao teor descritivo e argumentação em situações hipotéticas. Para a percepção de um produto final, entende-se os estudos de João Wanderley Geraldi como fomentadores da ideia de externalidade das práticas educativas, bem como da compreensão de adequação à faixa etária. Em suma, as propostas a serem desenvolvidas visam a estimular o pensamento crítico-reflexivo, a autonomia e a perspectiva analítico-social dos discentes.

Publicado
29-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino