EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA EM BEM-ESTAR ANIMAL NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE REALEZA, PR
Resumo
A educação humanitária visa buscar uma mudança comportamental transformadora a fim de melhorar o tratamento dado aos animais. Este projeto de extensão teve por objetivo divulgar os princípios da educação humanitária em bem-estar animal nas escolas de Realeza, o que vem acontecendo desde 2011, pelo Grupo BEA. A atividade foi realizada em escolas da rede pública e particular do município de Realeza, PR. Atualmente, o sistema de educação brasileiro é bastante falho no que se refere à construção de um paradigma de valores sustentáveis, que garantam que se reconheçam os animais como seres sencientes. Diante dessa realidade, de abusos e maus tratos contra animais, a realização de um trabalho de educação humanitária nas escolas, voltado para a valorização do respeito e da compaixão para com os animais é uma importante ferramenta, senão a única. As crianças são perfeitas difusoras do conhecimento, envolvendo pais e familiares, disseminando não só o conceito de senciência animal, como também as implicações do abandono de animais domésticos e conceitos de guarda responsável que podem fazer uma grande diferença para os animais e para o meio ambiente. Após o levantamento, a seleção e as visitas às escolas, o projeto foi apresentado para a direção e professores regentes das turmas. A sensibilização dos professores e alunos para o tema da senciência e bem-estar animal foi trabalhado através de roda de conversa após a apresentação dos conceitos básicos. Nestes encontros, aproveitando o clima eleitoral da época, organizou-se uma atividade lúdica em que os membros do Grupo BEA vivenciaram hipotéticos candidatos à direção do colégio, com nomes sugestivos e propostas temáticas, envolvendo o bem-estar animal, as cinco liberdades, dentre outras. A eleição foi realizada simulando um processo eleitoral real, com participação ampla e festiva de todos os envolvidos, em todas as turmas e escolas em que se realizou a atividade. As metas foram alcançadas integralmente, tendo oportunizado através da educação humanitária uma visão mais sensível, compaixão e empatia em relação aos outros animais, com os quais compartilhamos o planeta, e que têm necessidades e sentimentos iguais aos nossos.
Palavras-chave: Senciência. Proteção animal. Cinco Liberdades.
Copyright (c) 2019 Ingridí Fernanda De Bona, SUSANA Regina de Mello SCHLEMPER, Denise Maria Sousa de Mello, Lucas Signor, Patrícia de Oliveira Vieitez, Priscila Deotti Signor, Marina Marangoni, Vinicius de Oliveira Cardoso, Gabriela Corrêa de Almeida, Giovana Santos Apolinário, Nadine Arend, Thalia Festa Saldanha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.