A NECESSIDADE DA SISTEMATIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

  • Daniele Bremm Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich

Resumo

A formação de professores é um processo de caráter contínuo, em que a Investigação-Formação-Ação (IFA) vem sendo muito utilizada como modelo de formação de professores. A formação continuada que é desenvolvida nos “Ciclos Formativos no Ensino de Ciências e Matemática”, busca uma formação inicial e continuada por meio do modelo da IFA, constituindo-se em um espaço de formação reflexiva, coletiva e compartilhada, princípios da IFA crítica, do qual fazem parte professores formadores da Universidade, professores de Escola Básica e licenciandos. Este movimento formativo que é desencadeado nos Ciclos Formativos apresenta uma série de requisitos que são constitutivos do processo de formação de professores e objetiva-se neste trabalho: analisar o papel da sistematização das experiências3 na formação de professores. Tomou-se a análise microgenética como possibilidade de investigação do transcurso do processo de formação, pois propõem a análise de episódios transcritos. Assim, ocorreu inicialmente à gravação dos encontros dos Ciclos Formativos e transcrição com posterior seleção de episódios para análise. Os episódios selecionados foram: i) as narrativas construídas no diário de formação (DF), ii) o espelhamento de práticas e iii) o diálogo formativo. Nos episódios o DF é apontado como espaço para a narrativa e posterior reflexão pessoal sobre a metodologia de uma aula como também é possível constatar que é através da reflexão no DF que nasce o relato de experiência da maioria dos professores: “[...] no meu caso sempre o meu relato nasce do meu diário, porque ali no diário que depois que passou tudo, a pratica, toda a experiência é ali que tu para pra pensar e começa a apontar o que deu certo e o que não [...]”, no que também percebe-se que o relato posteriormente já favorece e se torna a própria sistematização da experiência (sensu lato). Verificou-se também que a sistematização das experiências permitiu o desencadeamento do espelhamento de práticas, onde são identificadas similaridades de acontecimentos e que a discussão e problematização leva os sujeitos em questão para uma reflexão crítica, transformando o que antes era objeto de reflexão individual em coletiva. Também ficou visível que é durante a sistematização que vai se construindo o terceiro elemento da constituição de professores o diálogo formativo, em que o professor (re)significa a sua prática. Assim, podemos constatar que a sistematização de experiências possui papel fundamental nos processos de formação de professores, pois desencadeia uma série de elementos/requisitos formativos.

Publicado
02-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa