UM OLHAR PARA A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA A PARTIR DA EROSÃO DO SOLO

  • Daniele Bremm Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich

Resumo

O presente trabalho tem como tema a experimentação investigativa, que será discutida a partir uma aula sobre erosão do solo, realizada com o 6º ano de uma escola pública do município de Cerro Largo – RS, através da intervenção do programa PETCiências3. Existem dificuldades de se trabalhar a experimentação investigativa em virtude do pouco contato que os professores tiveram com o tema durante a sua formação inicial e na continuada. Em virtude disto, neste relato de experiência objetiva-se detalhar o desenvolvimento de uma aula experimental e investigativa para analisar o efeito dessa metodologia de ensino e na aprendizagem dos alunos. Portanto, para trabalhar as formas de agressão ao solo levou-se até a sala de aula três microambientes. Para a construção dos mesmos foram necessárias três garrafas pet cortadas lateralmente onde se simulou: i) solo totalmente exposto; ii) solo com cobertura vegetal seca; iii) solo com cobertura vegetal viva. Outras três garrafas foram cortadas transversalmente, onde se utilizou o fundo preso em barbante como recipiente para coletar a água que sairia ao ser derramada em cada microambiente. Inicialmente realizou-se uma série de perguntas, logo depois solicitou-se que os alunos emitissem hipóteses, posteriormente foi feito o experimento, observação e coleta de dados, em seguida os alunos compararam os dados com as suas hipóteses iniciais e através de diálogo construíram argumentos que foram registrados e sistematizados. Como resultado desse processo constatouse inicialmente conhecimentos prévios dos alunos e por meio de novas perguntas durante o processo teve-se a oportunidade de serem trabalhados os conceitos sobre agressão do solo. Os alunos avançaram em seus conceitos e compreenderam a importância da cobertura vegetal para evitar a erosão ao solo, como segue: “as raízes das plantas ajudam a segurar o solo impedindo a erosão pela chuva e a perca de nutrientes, quando é um morro podemos fazer curvas de nível, como as que a profe fez quando inclinou a garrafa” (Aluno 1,2019). Desse modo, compreendemos que trabalhar com experimentação a partir da perspectiva investigativa é um grande desafio, que pode ser facilitado pelo conhecimento do professor sobre a metodologia e planejamento.

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino