HISTÓRIA

PESQUISA E ENSINO

Autores

  • Marília Amorim Marques Simões Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Neste trabalho apresentamos o projeto de monitoria “História: pesquisa e ensino” desenvolvido na modalidade por curso na graduação de Licenciatura em História na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, realizado no segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019, teve como objetivo o suporte didático pedagógico aos discentes que apresentaram dificuldades relacionadas ao ensino, à pesquisa e a extensão. A monitoria buscou auxiliar na resolução de dúvidas e dificuldades, pois esses déficits são muitas vezes os motivos da evasão estudantil. Para isso o projeto se pautou no diálogo entre as disciplinas do curso de história, destacando assim a interdisciplinaridade como alternativa para a organização de materiais escritos e audiovisuais como forma de apoio pedagógico, bem como a elaboração de conteúdos temáticos para o uso em sala de aula ou como alternativa de pesquisa, colaborando para os estudantes na produção de projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso. Nesse sentido, o ensino e a pesquisa em história, atualmente, possuem um vínculo com os dispositivos e recursos virtuais, uma vez que essas ferramentas disponibilizam materiais de apoio aos estudantes na elaboração de atividades, trabalhos e pesquisas, gerando também o debate e a problematização necessária sobre a utilização da tecnologia no campo da História. A monitoria auxiliou na produção, edição e divulgação do podcast produzido pelos estudantes da disciplina de Teoria da História, que teve como objetivo a divulgação da trajetória acadêmica de professores pesquisadores juntamente com suas produções intelectuais. Foram realizadas monitorias semanais, que se estabeleceram como um reforço extraclasse, assim como a visitação aos arquivos do município de Chapecó-SC, para acompanhar a busca de fontes de pesquisa com os discentes que possuem maior dificuldade. A partir do projeto foi possível inserir a estudante monitora nas práticas pedagógicas presentes no âmbito da docência, colaborando para a inserção do espaço profissional, no qual está inserido o curso de licenciatura.

Downloads

Publicado

26-09-2019

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino