UM OLHAR PARA AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID QUÍMICA

  • Lucas Eliezer Perin Diniz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Giordane Miguel Schnorr Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gabrielle dos Santos Leite Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Judite Scherer Wenzel UFFS

Resumo

Resumo: Neste resumo estão descritos resultados que foram pincelados dos Diários de Bordo de alguns acadêmicos do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo que atuam como bolsistas do PIBIDQuímica. Nas leituras dos diários foi possível identificar as marcas, as vivências do PIBID Química que vão se tornando experiência. Compreendemos com Larossa (2002) que experiência é aquilo que ‘nos passa’, ou que nos toca, ou que nos acontece, e ao nos passar nos forma e nos transforma, ou seja, a experiência acontece na relação entre o conhecimento e a vida particular.  Nesse viés, foi possível identificar três contextos: a) a inserção dos acadêmicos no âmbito escolar; b) a elaboração da escrita reflexiva e, c) os conhecimentos compartilhados por meio das palestras e formações. Tais contextos perpassam o tripé da Universidade, a pesquisa, o ensino e a extensão, sendo que as atividades de ensino se aproximam com a vivência na escola, a pesquisa é iniciada por meio da escrita reflexiva e, a extensão acontece na participação dos pibidianos nos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e em projetos que são desenvolvidos em contexto escolar. Quanto a inserção dos pibidianos na escola, apontamos, com base em Nóvoa (2009) de que a inserção no contexto escolar deve ser priorizada desde o início da formação é preciso que os licenciandos compreendam e que conheçam os aspectos da sua profissão. Na questão da elaboração de escritas reflexivas, o próprio diário tem destaque, pois os pibidianos são desafiados a realizar escritas em diário de bordo, além de outros relatos, seja para eventos ou para os ciclos formativos. Tal prática os desafia a dialogar com as leituras, com a sua prática visando tomar consciência das atividades realizadas. Isso, possibilita uma iniciação de pesquisa e, da compreensão da necessidade de um acompanhamento constante do fazer docente. Quanto às palestras e as formações, em seus diários os licenciandos apontam que auxiliam na sua compreensão acerca de temáticas, auxiliam na qualificação de concepções pessoais e ampliam as visões a respeito do ensinar e do aprender. Também são apresentadas práticas de ensino diferenciadas que retratam outros métodos de ensino para além do tradicional. A partir desses focos de vivências que passam a se tornar experiências apontamos que a participação no PIBID auxilia na qualificação da formação dos futuros professores.

 

Palavras-chave: Contexto Escolar. Diário de Bordo. Formação Docente.

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino