O TRABALHO DE CAMPO E A SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

UMA ANÁLISE COM BASE NA PERSPECTIVA DA GEOGRAFIA POLÍTICA

  • Marciele de Aguiar UFFS
  • Tayane de Oliveira
  • Patricia Cassol de Oliveira

Resumo

Resumo: Esta apresentação tem como objetivo ressaltar a importância dos trabalhos de campo no curso de Graduação em Geografia - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó/SC. Os mesmos estão previstos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), como também nas ementas das disciplinas específicas do curso, as quais devem abranger cinco créditos entre o Presencial Teórico (PT) e o Presencial Prática (PP). Nesse sentido, o trabalho de campo surge como uma importante ferramenta de aprendizagem, já que possibilita a construção de conhecimento mesclando a teoria aprendida em sala de aula e a prática adquirida fora deste meio. Com base nisso, apresentaremos o trabalho de campo realizado no Componente Curricular de Geografia Política, durante o primeiro semestre de 2019, sob orientação do professor Dr. Ricardo Alberto Scherma. Seguindo nessa linha de raciocínio, a atividade foi desenvolvida em duas etapas, em que a primeira consistia na participação dos alunos em uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores, no município de Chapecó/SC. Já na segunda parte do trabalho, foi necessário a realização de uma entrevista com um líder político no intuito de entender as pautas defendidas e as políticas públicas efetivadas pelo mesmo. Tomando como base a importância das atividades realizadas fora da sala de aula, e a partir das etapas efetuadas e já citadas anteriormente, conseguimos perceber como a política funciona na sociedade atual. Compreendemos, também, como os políticos presentes nela a articulam de modo a favorecer seus interesses pessoais e esquecendo do principal motivo dela: o debate e a representação popular. Finalizamos o Componente Curricular com novas perspectivas e visões sobre a política, seja no cenário mundial ou no cenário regional, entendendo que a mesma é um jogo de estratégia e que o poder econômico tem forte influência em decisões políticas. Do mesmo modo, a disciplina proporcionou uma visão mais ampla da atuação e formação docente no que tange à relação entre teoria e prática no ensino da Geografia.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino