A MONITORIA COMO MEIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E DE AUMENTO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS

UM RELATO DE CASO

  • Robson Luiz de Souza Alhadas Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Daniela Augustin Silveira
  • Gustavo Olszanski Acrani
  • Jossimara Polettini
  • Lissandra Glusczak
  • Rafael Kremer
  • Regina Inês Kunz
  • Ronaldo Andre Poerschke

Resumo

O presente relato tem como objetivo descrever a experiência de um discente do curso de medicina, na condição de monitor do Programa de Monitoria de Ensino por Público-Alvo no período de um ano, compreendido entre 01 de agosto de 2018 e 31 de julho de 2019. O Programa de Monitoria de Ensino, além promover a aproximação com a prática docente no Ensino Superior e contribuir com a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem nas áreas de Anatomia Humana, Fisiologia, Biologia Celular, Bioquímica, Histologia e Patologia, oportuniza o desenvolvimento das capacidades relacionadas ao aprendizado e às relações interpessoais. Atuando como monitor o aluno aumenta sua eficiência em obter novos conhecimentos, em desenvolver o raciocínio abstrato mais complexo e na forma de pensar e agir de forma mais crítica  com pessoas de diferentes personalidades, culturas, anseios e objetivos. Esse conjunto de vivências torna o estudante muito mais apto para adquirir e transmitir o conhecimento ao longo do curso e isso, certamente, resultará em um grande impacto, especialmente, no início da carreira do médico recém-formado. O fato de essas disciplinas serem ministradas no ciclo básico do curso faz com que o aluno ainda não tenha a noção da amplitude e importância de cada conceito que lhe é exposto. A partir do início das disciplinas clínicas e cirúrgicas, o aluno percebe, tardiamente, que deveria ter se dedicado mais aprofundadamente em determinadas áreas, tal situação pode ser corrigida através do estudo por conta própria em formato de revisão, porém, esse conteúdo pode ser oportunizado novamente caso venha estar na condição de monitor, o que será realizado em um momento em que a capacidade de correlação com a prática médica estará muito mais desenvolvida. É importante ressaltar ainda que, durante o período, o monitor tem a oportunidade de ampliar seu vínculo interpessoal com estudantes, funcionários e professores, mostrar suas habilidades, seu esforço e conhecimento. Rotineiramente, o monitor tem contato com as turmas que ingressaram recentemente, formadas, em grande parte, por alunos que concluíram há pouco tempo o ensino médio ou curso preparatório. Esses alunos que vêm, normalmente, de várias partes do país, iniciam o curso com muito entusiasmo e sonhos, o que contagia o ambiente e possibilita, assim, a formação de novas amizades e aprendizado. Não é incomum a assimilação de parte da cultura que cada aluno traz das suas cidades de origem, o que faz a atividade de monitoria extrapolar a área do conhecimento técnico, tornando muito mais suave e prazerosa as atividades da rotina na Universidade.

Publicado
09-09-2019
Seção
Campus Passo Fundo - Projetos de Ensino