Projeto Conhecendo o Corpo Humano
Resumo
Desde a antiguidade, o corpo humano e seu funcionamento é cercado por censuras, curiosidades e especulações, as quais, ao longo dos séculos, foram sendo descontruídas por pessoas dispostas a estudar, por meio da ciência, os mecanismos responsáveis pelo funcionamento do corpo humano, os quais estão, intimamente, interligados, de modo que todos os sistemas do organismo mantenham a homeostasia. Em conformidade, a Universidade Federal da Fronteira Sul, consciente de seu papel como veículo perpetuador do saber científico, abre as portas de seu laboratório de Anatomia Humana para que alunos, matriculados no nível médio de ensino, possam aprender mais sobre assuntos que são vistos apenas na teoria em sala de aula, e, ainda mais importante, desconstruir saberes populares que, muitas vezes, são errôneos e criam tabus. Assim, ao longo do segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019, ocorreram 5 visitas, totalizando 168 alunos que participaram das atividades desenvolvidas pela professora colaboradora e acadêmica bolsista. Inicialmente, os sistemas do corpo humano eram apresentados por meio de peças sintéticas, disponíveis no laboratório, permitindo aos alunos uma visualização do que lhes era falado. O processo era dinâmico, sendo assim, a qualquer instante, dúvidas ou curiosidades podiam ser compartilhadas e os alunos recebiam total liberdade para expor suas opiniões e questionamentos, visando tornar o processo mais proveitoso a todos. Na sequência, a turma era dividida em dois grupos para continuarem os estudos em peças orgânicas, momento no qual era possível ver admiração e espanto nos alunos, em função de estarem diante de algo que, até então, lhes era desconhecido. Sabe-se que, o conhecimento prático, aliado ao saber teórico é uma ótima maneira de reter o conteúdo estudado, de modo que se pode inferir que o projeto é de fundamental importância para enriquecer o processo ensino-aprendizagem e despertar nesses adolescentes o desejo de saber mais e ir além das expectativas que lhes são impostas. Além disso, por meio das atividades do projeto, recheadas de conhecimento científico, disponibilizado de maneira informal e muito natural, puderam ser descontruídos alguns pensamentos difundidos pela cultura popular e que não são verdades, bem como quebrar tabus e formar cidadãos conscientes da importância e complexidade dos próprios corpos. Dessa forma, pode-se concluir que a experiência foi enriquecedora para ambos os lados, o que configura um dos princípios da extensão acadêmica, que permite devolver à comunidade um pouco do conhecimento que é ofertado em sala de aula e financiado com dinheiro público, criando um importante vínculo entre a instituição de ensino e a sociedade na qual ela está inserida. Ainda, a relevância do projeto extrapola o já mencionado, funcionando como um mecanismo de motivação para a área da saúde, a qual, muitas vezes, não era considerada como futura profissão por esses alunos e que, a partir desse primeiro contato, passou a ser uma área de interesse profissional.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.