A A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NAS ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Izabel Waszkiewicz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Joceide Franciele Schons Heckler Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Neusete Machado Rigo Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Esse trabalho apresenta uma reflexão realizada a partir das atividades de formação continuada de professores no programa de extensão Formação Continuada de Professores da Região Macromissioneira, desenvolvido com professores do ensino fundamental de 14 municípios pertencentes à região das Missões/RS, durante o ano de 2019. Tem como objetivo discutir as compreensões dos professores sobre a ideia de área de conhecimento. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais/2010 o currículo escolar deve se desenvolver considerando quatro áreas do conhecimento, a saber: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Esse direcionamento político-legal e pedagógico pretende romper a organização curricular definida por disciplinas/componente curricular como historicamente a escola tem se organizado. A partir dessas diretrizes, as áreas são formadas por diferentes componentes curriculares, com exceção da Matemática: Linguagens é composta por Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física e Arte; Ciências da Natureza, é composta por Biologia, Física e Química; e Ciências Humanas, por Geografia e História. A organização do currículo por áreas do conhecimento, como preveem as diretrizes não é uma tarefa fácil a ser feita pelas escolas, pois a formação inicial dos professores, infelizmente, geralmente é ofertada de modo disciplinar dificultando a construção de uma perspectiva interdisciplinar. É, pois um desafio à formação continuada de professores. A metodologia usada possui abordagem qualitativa e consiste na Análise Textual Discursiva sobre compreensões dos professores acerca do conceito de área de conhecimento, registradas nas atividades avaliativas previstas na metodologia do Programa. Como resultados, este estudo apresenta que a formação continuada é um importante espaço para ampliar as compreensões dos professores sobre a interdisciplinaridade como um elemento imprescindível para que se construa a ideia de área de conhecimento e se rompa o isolamento entre os diferentes componentes curriculares.

Publicado
02-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura