TECENDO O PRÓPRIO MAPA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID E DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II SOBRE O ENSINO DE CARTOGRAFIA

  • Tayane Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gerson Junior Naibo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Marlon Brandt

Resumo

Ao longo da história, diversos grupos humanos criaram formas de se orientar no espaço, dando origem aos mais diversos produtos cartográficos, tais como: mapas, plantas cartográficas, croquis e cartas topográficas. É relevante afirmar que a cartografia também deve ser uma área de ensino de suma importância. Durante o período de aprendizado na escola é indispensável que o aluno seja capaz de se orientar e se localizar no espaço, levando em consideração que essas são as bases fundamentais para compreender e realizar a leitura cartográfica. Esses conteúdos cartográficos devem ser inseridos e abordados de modo que tornem-se parte dos currículos educacionais, capacitando os estudantes para que os mesmos, estejam instrumentalizados para se localizar e espacializar os fenômenos no espaço geográfico em todas as suas dimensões. A atividade foi desenvolvida com turmas do 6º ano da Escola de Educação Básica Professora Geni Comel e da Escola de Educação Básica Professor Nelson Horostecki, ambas em Chapecó - SC. As duas atividades foram realizadas em momentos e atuações distintas, uma envolvendo o Subprojeto Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e outra, o Estágio Curricular Supervisionado: Prática de Ensino em Geografia II, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. As práticas pedagógicas que foram efetuadas consistiram na elaboração de um trajeto entre a escola e o local no qual os alunos residem. Os mapas elaborados tinham as seguintes instruções: a) escolher pontos de referências para a localização no mapa, e, b) escolher símbolos para representar os pontos no mapa e na legenda, caso necessário. Como resultado do trabalho realizado com os alunos, foi possível perceber a importância e a necessidade de aproximar o ensino da realidade na qual o aluno vive em seu cotidiano, assim, pôde-se notar que as atividades trabalhadas em sala de aula foram executadas a partir de diversas visões de mundo. Isso torna a abstração empírica em conhecimento mais sólido, de modo que o aluno consiga associar e compreender as dimensões que os cercam e que são representadas nos produtos cartográficos na forma de escalas, título, legendas, orientação e projeção cartográfica. Através desse mesmo resultado, reforçamos nossas convicções da importância do Estágio e de programas como o PIBID no processo de formação de professores, já que esses possibilitam que o licenciando volte à escola a fim de observar as práticas de professores já formados e também que realize atividades como essa, a elaboração de mapas juntamente com os alunos.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino