A EMBRIOLOGIA HUMANA, SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA, NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO E DAS IMAGENS

  • Tainá Griep Maronn Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Erica do Espirito Santo Hermel Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo

Resumo

A embriologia é considerada como um processo do desenvolvimento do indivíduo que começa do nascimento até a formação do zigoto. Ela tem início com a fertilização do ovócito pelo espermatozoide, iniciando a constituição do ovo ou zigoto até o instante do nascimento do ser vivo. Entretanto, são encontradas várias dificuldades ao ensinar embriologia aos alunos, por serem encontrados inúmeros termos técnicos para memorizar. Além disso, o estudo embriológico raramente apresenta evolução, sendo somente perpassadas informações acabadas e pontuais. O livro didático apresenta fundamental relevância no processo pedagógico, tanto para os professores como para os alunos, sendo considerado, por várias vezes a única e exclusiva fonte do saber científico. Neste trabalho será realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental, na qual serão analisados o conteúdo e as imagens acerca da temática Embriologia nos livros didáticos de Ciências, publicados no Brasil a partir de 1930 até os recomendados pelo PNLD 2017. A escolha desse tema se deve ao fato dos livros didáticos ainda serem muito utilizados, decorrendo disso a necessidade de ser realizada uma análise desses exemplares. Como também pelo fato de que o conteúdo e as imagens fazem parte do contexto de significação conceitual na Educação Básica, daí a necessidade de se analisar os conceitos relacionados as linguagens verbal e imagética. Os livros serão obtidos no acervo do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM, UFFS, Campus Cerro Largo - RS) e os do PNLD 2017 das escolas da região e serão identificados respectivamente como C1, C2, C3......Cn e divididos de acordo com os seguintes períodos: 1930-1949, 1950-1979, 1980-1996, 1997-2000 e PNLD 2017, conforme a data de publicação. Para análise do conteúdo teórico serão levados em consideração os assuntos relacionados a embriologia presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para tanto, vão ser utilizados os parâmetros (adequação à série; clareza do texto; nível de atualização do texto; grau de coerência entre as informações apresentadas; e se apresenta ou não textos complementares) e critérios (fraco; regular; bom; e excelente). Também serão analisadas as atividades propostas (questões propostas; atividades práticas; estímulo a novas tecnologias; trabalhos em grupo; entre outros) e os recursos adicionais ou complementares (glossários; atlas; cadernos de exercícios; guias de experimentos; guia do professor; entre outros).  Com relação as imagens vão ser consideradas as seguintes categorias grau de iconografia (Ilustração: fotografia, desenho figurativo, desenho esquemático e esquema; e Diagrama: tabela, gráfico e mapa), Funcionalidade (informativa, reflexiva, inoperante), Relação com o texto principal (conotativa, denotativa, sinóptica), Etiquetas verbais (nominativa, relacional, sem texto) e Conteúdo científico (modelo cientificamente correto, modelo passível de indução de erro, sem conteúdo). A análise dos livros didáticos será feita em três etapas, de acordo com a análise de conteúdo. Inicialmente, será realizada uma leitura exploratória procurando nos livros didáticos os capítulos relacionados à embriologia, e dessa maneira será explorado como o conteúdo e as imagens estão sendo apresentados. Na sequência, será feita uma categorização das imagens e do conteúdo, a partir das categorias supracitadas, e por fim serão contextualizadas com o referencial teórico.  

 

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino