PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA

  • Cassiano Mignoni Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC.
  • Everton Bandeira Martins Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC.
  • Eliriane Ana Tonatto dos Santos Escola de Ensino Básico Coronel Ernesto Bertaso

Resumo

O desenvolvimento das teorias acerca do Ensino perpassam pela prática em sala de aula, o contato próximo com o objetivo e a execução de modelos pedagógicos, é o que fomenta um aperfeiçoamento nas práticas docentes. Assim, com base nestas premissas, entre a teoria e prática, que se constituiu este relato de experiência. O saber foi arquitetado com base nas reflexões das jornadas de observações e regências no ensino de História na Escola de Ensino Básico Coronel Ernesto Bertaso que está ancorado no Programa Residência Pedagógica, subprojeto de História da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC, financiado pela fundação CAPES. O início das atividades ocorreu em agosto de 2018 com as observações estruturais da unidade Escolar em que o bolsista atuou, tendo sequência no ano de 2019 com a docência em sala de aula até o mês de julho. O bolsista entrou em sala de aula através da regência no Ensino Fundamental com a turma 81 e no Projeto “Identidades Culturais na América” que foi desenvolvido em conjunto com mais dois bolsistas do subprojeto de História ante as turmas 81 e 82. O processo de elaboração das intervenções, desde as observações e seguindo com os objetivos do Programa Residência Pedagógica que este savoir-faire foi se constituindo. O saber se apropria através do conhecimento das teorias e por fim, a execução das práticas em sala de aula, deste modo, a aproximação com a sala de aula resultou numa revalidação de teorias e considerações acerca da docência e do ensino de História na educação básica. Com base na literatura de educadores historiadores, como Schmidt e Pinsky, e da prática do bolsista pode-se chegar a reflexões que agregam no desenvolvimento do ensino de História e de novas pedagogias que possibilitam um melhor aprendizado  e eficiência na aquisição do conhecimento.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino