DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EM LÍNGUA ESPANHOLA A PARTIR DA REDE SOCIAL FACEBOOK

  • Elisa Maria Ficanha Furlan UFFS
  • Ana Carolina Teixeira Pinto

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma proposta de ensino-aprendizagem da língua espanhola por meio da temática de uso das redes sociais, considerando a caracterização das distintas redes sociais comumente utilizadas, apresentadas por meio de aspectos gramaticais. As atividades didático-pedagógicas foram realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado em Língua Espanhola II, com duas turmas distintas do Centro de Ensino de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul, na modalidade de ensino de língua espanhola. As ações de teor educacional ocorreram em datas distintas entre maio a junho de 2019, englobando os 18 alunos participantes do grupo de ensino, oriundos das cidades de Realeza, sudoeste do Paraná. O grupo é caracterizado de tipo nível I, ou seja, é composto por alunos que não tiveram nenhum contato em língua espanhola até o momento da inscrição. Em etapa inicial, observou-se ambas as turmas, e posteriormente aplicou-se as atividades propostas, as quais atentaram as características da rede social Facebook, conforme escolha e planejamento prévio. Vinculado aos aspectos gramaticais, como componente da proposta, trabalhou-se as Orações Coordenadas Copulativas e Adversativas, demonstrando exemplos do teor gramatical em publicações e trechos de conversas comumente observadas na rede social. Em sentido reflexivo, foi apresentado aos alunos para apreciação estética o videoclipe “No te metas a mi Facebook” do cantor Esteman, sobre o qual foram apontadas questões analíticas, visando o comprometimento com a formação de sujeitos crítico-reflexivos, conforme estipulam os documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais. As habilidades de leitura, escrita e oralidade foram estimuladas em dinâmica assimilativa, compreendendo a perspectiva de enfoque por tarefas, com base nos estudos de Isabel Santos Gargallo. As ações ocorreram de modo produtivo e satisfatório, de acordo com o que foi planejado, observando-se a efetiva participação dos discentes nas ações propostas, possibilitando a efetivação no desenvolvimento das habilidades de teor crítico-analítico.

Publicado
22-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino