APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS POR CRIANÇAS SURDAS À AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS ESCRITO
Resumo
Atender às necessidades linguísticas e de escolarização de crianças surdas impõe desafios às famílias e à escola. Como uma possibilidade, vislumbra-se o bilinguismo, abordagem predominantemente adotada nos dias atuais, cujo objetivo é propiciar à criança surda a aquisição da Libras, como primeira língua e do português escrito, como segunda língua. O estudo tem como objetivo compreender como acontece a apropriação da língua de sinais por crianças surdas até aquisição do português escrito nos anos iniciais da educação básica. O problema de pesquisa que orienta este estudo assim se constitui: Como acontece a apropriação da língua de sinais por crianças surdas, desde os primeiros anos de vida até a aquisição do português escrito nos anos iniciais da educação básica? Do problema de pesquisa derivam as seguintes perguntas de estudo: Como foram propiciados os primeiros contatos com a língua de sinais para a criança surda? A criança surda se comunica com a família em Libras? Como a criança surda teve/tem acesso à língua de sinais na escola de educação básica? A criança surda teve/tem acesso à educação bilíngue na escola? Como acontece esse processo? A pesquisa se caracteriza como qualitativa numa perspectiva pós-estruturalista. Serão adotadas entrevistas narrativas com famílias de crianças surdas e professores atuantes com esse público. As materialidades empíricas serão organizadas em agrupamentos temáticos e analisadas pela perspectiva da Análise do Discurso com base em Foucault). Esta pesquisa está em andamento, portanto não é possível apresentar com exatidão todos os resultados. Porém, algumas reflexões já podem ser evidenciadas no que se refere ao sentimento de estrangeirismo dos sujeitos surdos em seu próprio país.
Palavras-chave: Educação de surdos. Educação bilíngue. Libras.
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