MIA COUTO E A VERTENTE POÉTICA

PROPOSTA DE ATIVIDADE EM UMA TURMA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Elisa Maria Ficanha Furlan UFFS
  • Saulo Gomes Thimóteo

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, é um projeto governamental de estímulo à formação inicial docente, o qual permite a possibilidade de ensino-aprendizagem por meio da interação com alunos e demais membros da comunidade escolar, observando-se as necessidades locais, conforme supervisão docente. Assim, no curso de Graduação em Licenciatura em Letras: Português e Espanhol, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza-Paraná, desenvolveu-se o projeto de construção de livro didático composto de atividades sobre 30 autores de língua portuguesa do século XX. A proposta consiste em que cada integrante desenvolva sete atividades, sendo uma para cada série dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Neste sentido, o projeto em execução conta com autores como o moçambicano Mia Couto, o qual está sendo apresentado em escola da zona urbana da cidade de Realeza, por meio de algumas de suas obras. Há em comum entre as sete propostas a ideia de criação de um produto final, distinto para cada turma, bem como o desenvolvimento de atividades de teor crítico-reflexivo, conforme estabelecem os documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica em Língua Portuguesa. No presente trabalho, especifica-se a proposta de trabalho executada junto à turma de 6° ano, através do conto “A infinita fiandeira” relacionado ao poema “Identidade”. Ambos foram apresentados aos alunos por meio de leitura coletiva, considerando roteiros de pré e pós-leitura. A partir do sorteio de profissões e imagens de animais distintos, o produto final resultou na produção individual de um poema de estrutura livre, englobando um animal e uma profissão, distinta a cada aluno. Os alunos atenderam a proposta, demonstrando comprometimento frente à percepção crítica-reflexiva em seus poemas.

Publicado
16-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino