DIAGNÓSTICO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA BÁSICA ESTADUAL TANCREDO DE ALMEIDA NEVES A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar, expor e discutir sobre as atividades realizadas no Programa Residencia Pedagógica, subprojeto de Filosofia e Ciências Sociais, enfatizando o PRP como uma política de formação de professores, relatando as experiências nas atividades de formação e vivência na escola – campo: Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves. Sendo o segundo semestre de execução das atividades do PRP, este corresponde ao Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó, assim as atividades se concentraram em formações sobre observações de aulas e entrevistas com professores e alunos do ensino médio e a realização destas observações e entrevistas na escola – campo, com a finalidade de produzir dados que possibilitem um diagnóstico sobre o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Sociologia. As atividades de observação e entrevistas na escola – campo, como forma de imersão no espaço, permitiram aos residentes vivenciar o cotidiano da instituição escolar, bem como absorver possíveis metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas por professores que possuem anos de experiência, a partir das aulas assistidas, além de poder presenciar os comportamentos e atitudes dos alunos durante as aulas, perante diferentes professores, e o envolvimento dos estudantes em diversas matérias e temas de aulas distintos.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.