LÍNGUA PORTUGUESA

ABORDANDO A DIVERSIDADE E O RACISMO EM SALA DE AULA

  • Luciane Mumbach Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Hilary Lima Maciel
  • Ana Cecilia Teixeira Gonçalves
  • Jeize de Fátima Batista

Resumo

Resumo: Nos dias atuais, nota-se uma necessidade de aproximar mais o cotidiano do aluno à escola, no intuito dele conseguir colocar em prática o que aprende em sala de aula e tornar o aprendizado mais interessante e, consequentemente, mais eficiente. Nesse sentido, para uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental, foram elaboradas duas atividades que contemplaram as temáticas diversidade e racismo, mesclando informações do seu meio de convívio com a produção textual. A primeira atividade abordou e discutiu o tema diversidade, de modo a introduzir o assunto com leveza e descontração. Objetivou-se abordar o assunto de um modo geral, para que os alunos conhecessem seu conceito, entendessem a importância das diferenças e pudessem identificá-las no seu dia a dia, relacionando com o preconceito, a discriminação e a intolerância. Pretendeu-se que os alunos usassem a criatividade e o que aprenderam sobre a diversidade para produzir texto. Para essa atividade, os alunos tiveram contato com um dos livros da coleção “Diário de um banana”, de Jeff Kinney, para verem e lerem um exemplo de diário. Na produção textual, os alunos ganharam uma página em branco de um diário, contendo a imagem de um monstrinho com características próprias (simulando um novo amigo). Cada um deveria escrever nesse diário (fingindo ser seu), comentando sobre o seu dia e sobre o seu novo amigo (o monstrinho). O aluno deveria abordar o tema diversidade, especificando as características físicas do monstrinho; comidas, bebidas, vestuário, esportes e brincadeiras preferidas; algo que talvez ele não goste; a sua amizade com ele e suas diferenças. Dessa forma, foi possível demonstrar o quanto “o diferente” é bonito e interessante. Na segunda atividade, pretendeu-se que os alunos refletissem, discutissem e expressassem seus sentimentos sobre o tema racismo na atualidade, a partir de imagens relacionadas ao tema. Para abrir a discussão, assistiram ao vídeo “Caras e Cores” da Faber-Castell e, após, escreveram um comentário em cada imagem visualizada e colaram um emotion que definisse seus sentimentos sobre ela, naquele momento. Ambas as atividades surtiram o efeito previsto: refletir sobre o cotidiano e, ao mesmo tempo, produzir texto utilizando o conteúdo aprendido em sala de aula. Houve um grande interesse por parte dos alunos, fazendo com que interagissem e se envolvessem por completo, opinando e discutindo cada detalhe da atividade. Trazer o cotidiano para dentro da sala de aula, além de utilizar o aprendizado de outros conteúdos, instiga os alunos a pensarem sobre o mundo e sua participação nele, principalmente se tratando de temas tão polêmicos como a diversidade e o racismo.

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino