APRENDIZADO E LUDICIDADE
JOGO DA MEMÓRIA SOBRE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Resumo
Apresenta-se neste texto reflexões realizadas em atividades desenvolvidas no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado em Ciências realizado por meio do Programa Residência Pedagógica. As atividades foram planejadas e executadas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Objetivou-se revisar conceitos já trabalhados em sala de aula acerca da Classificação dos Seres Vivos por meio da manipulação de materiais didáticos. Para tanto, foi proposto um jogo da memória relacionado a Classificação dos Reinos. A realização da atividade justifica-se tendo em vista que tais conteúdos se encontram muito distantes da realidade dos alunos, fora do contexto diário deles, e acabam dificultando o aprendizado, caso forem trabalhados de maneira tradicional. Nesse sentido, considerou-se que por meio da realização de um jogo didático possibilita-se maior contato com o tema, o que pode auxiliar na apropriação de conceitos e ampliação da linguagem científica dos educandos. Para isso, foi desenvolvido um bloco de planejamento de aulas sobre o conteúdo, que envolveu uma prévia explicação, questões de fixação, exercícios de identificação em vídeos e imagens de representantes dos cinco Reinos dos Seres Vivos e, para finalizar o bloco, a aplicação do jogo didático. Para a execução do jogo, solicitou-se que a turma se organizasse em grupos, definidos pelas filas dispostas em sala de aula de acordo como os alunos estavam organizados. Foram distribuídas as cartas confeccionadas pelas estagiárias/residentes. A apresentação do jogo foi realizada seguindo as mesmas regras de um jogo da memória, em que os alunos deveriam virar todas as cartas com as faces viradas para baixo e selecionar duas que possuíam as características que se complementam. Algumas cartas apresentavam o nome do Reino e, outras, as imagens de representantes. Acredita-se que por meio desta atividade os alunos sanaram as dúvidas restantes, tendo em vista que havia o acompanhamento ativo das estagiárias/residentes, houve uma melhor fixação do conteúdo, sendo que foi revisado de diversas maneiras. Ainda, ocorreu uma boa interação entre os estudantes, já que os grupos não foram definidos pela afinidade com os colegas. Os alunos se mostraram muito participativos, perguntando às estagiárias/residentes quando preciso e corrigindo os colegas quando estes estavam errados. O jogo permitiu relacionar a brincadeira ao aprendizado, exercendo funções que ajudam o aluno a vivenciar um momento de prazer com um momento de estudo.
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