POTENCIALIDADES DO JOGO POKÉMON GO PARA O ENSINO DA RELATIVIDADE

  • Douglas Bassani UFFS
  • Guilherme Bratz Taube
  • Natan Horn
  • Ney Marçal Barraz Junior

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo de demonstrar um estudo feito no componente curricular de Física IV, sobre as dificuldades de lecionar à Física Moderna no Ensino Médio. Potencializando uma nova forma de ensinar Relatividade usando ferramentas tecnológicas como o jogo Pokémon Go. As dificuldades de trabalhar a Relatividade no Ensino Médio são enormes, dentre eles a falta de compreendimento sobre o assunto e a ausência de tempo são os principais problemas encontrados. A escola executa um papel fundamental que vai além da teoria encontrada nos livros didáticos em relação ao Ensino de Física, pelo qual transcorre atualmente a Relatividade. Possibilitando então aliar a Teoria da Relatividade com o jogo que possui realidade aumentada, facilitando a compreensão do aluno sobre como e o que acontece dentro do aplicativo, usando a jogabilidade apresentada no jogo. O jogo possui realidade aumentada onde é possível que o jogador possua sua localização real e tempo real. O tempo real no qual o jogador está naquele determinado momento  que no ponto de vista clássico o tempo é absoluto como, Newton introduziu o conceito de “tempo absoluto” usualmente na Física Clássica. Para capturar mais pokémons é necessário se locomover por diferentes locais a procura de mais pokémons, com o GPS do celular ligado, o mapa mostrado dentro do jogo é o mesmo da vida real, isto só é possível por existir outro ponto de vista em relação ao tempo, que é denominado tempo relativístico, possui uma dilatação que é uma consequência da velocidade da luz ser constante. O qual só é possível ser observada tal dilatação do tempo quando o objeto analisado tem uma alta velocidade, neste caso deve ser corrigido através da correção relativística, que temos como exemplo os satélites que passam as informações para o Global Positioning System (GPS), no GPS é usado um sistema de triangulação para indicar a localização do receptor corretamente na terra, em caso de não correção, possuirá erro significativo, tanto no jogo como na vida real. Aliar teoria com tecnologia, pode ser um método eficaz de aprendizagem, transferindo o conteúdo para realidade do aluno, possibilitando um maior vínculo com o conteúdo contextualizado juntamente com o jogo Pokémon Go, podendo trazer uma nova dinâmica para a relação entre professor e aluno. 

 

Palavras-chave:  Metodologia didática. Educação Científica. jogos comerciais.

 

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino