ENSINO DE HISTÓRIA

RELATO DE EXPERIÊNCIA NA OBSERVAÇÃO E DOCÊNCIA DO ESTÁGIO II NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL (EMITI) NA INSTITUIÇÃO E.E.B. CORONEL ERNESTO BERTASO DA CIDADE DE CHAPECÓ-SC, TURMA 301

  • Samuel Leandro Paes Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Busquei por meio deste trabalho relatar as percepções que obtive através da experiência no estágio de observação e de regência possibilitado pelo programa da Residência Pedagógica do curso de história da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó-sc. Tal trabalho tem como principal objetivo apresentar as experiências vivenciadas com a turma 301 do Ensino Médio da E.E.B. Coronel Ernesto Bertaso, sendo ela parte do projeto do Instituto Ayrton Senna do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) que tem parceria com tal escola. Como o próprio título sugere, esse artigo tem como intuito um relato de experiência no qual refletirá algumas percepções obtidas tanto com a turma em questão, quanto com a instituição de ensino. As analises partiram principalmente do período de regência ocorrido entre o dia 25 de Março a 29 de Abril de 2019. A intenção maior com base na imersão do estagiário na turma foi trabalhar com temáticas transversais ao conteúdo propostos pela professora de história. Partindo das observações obtidas no segundo semestre do ano de 2018, buscou-se nesse período de estágio discutir os temas a partir da contemporaneidade e da realidade dos alunos. Afinal, um dos principais problemas observados nas aulas de história das instituições públicas de ensino é a ausência de discussão sobre temáticas atuais e que estão intrinsicamente ligadas a sociedade e a nós enquanto sujeitos políticos e históricos, reafirmando a lógica conteudista muito presente nas instituições de ensino. Logo, buscou-se com embasamento nas análises e através prática pedagógica uma construção das aulas através das fragilidades encontradas, a fim de ver se elas seriam minimamente superadas ao final da regência.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino