ESTÁGIO:

UM ESPAÇO DE REFLEXÃO SOBRE A GESTÃO ESCOLAR

  • Antonio Ivan da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim
  • Silvania Regina Pellenz Irgang

Resumo

O presente trabalho refere-se a vivência do Estágio curricular supervisionado em gestão escolar, no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. O objetivo desse estágio foi analisar a organização e funcionamento da instituição escolar, envolvendo seu currículo, seus sujeitos, os processos de gestão e coordenação pedagógica. O estágio supervisionado em Gestão Escolar constituiu-se de leituras; observações nos documentos e entrevistas com a equipe diretiva, professores e funcionários de uma escola pública estadual do município de Erechim/RS. Este estágio proporcionou uma aproximação do entendimento de gestão escolar, organização e funcionamento de uma instituição escolar, que tem seus ritos e forma própria de se constituir, a partir dos sujeitos e das relações representadas nesse contexto. O primeiro contato significou uma experiência única enquanto acadêmico em formação, pois me aproximou da prática educativa para além do muro da Universidade, buscando compreender a interação intrínseca entre teoria e prática que vai nos forjando docente. O sistema de organização e de gestão da escola é o conjunto de ações, recursos e procedimentos que possibilitam materializar a aprendizagem escolar e a formação humana do sujeitos. Dentre os documentos analisados, o Projeto Político Pedagógico (PPP) deixa claro a intencionalidade da educação e o papel da escola na sociedade atual. O modo como a sociedade vem se (re)constituindo ao longo dos tempos, influencia diretamente em tudo que a escola vem produzindo ou não no seu interior. Somos um país com poucos investimentos na educação e isso reflete na gestão e organização escolar, que continua resistindo em seu coletivo os desgastes históricos de salário, a falta de professores e o restrito incentivo à formação continuada dos docentes. As entrevistas com professores e funcionários reverberaram estes indicativos e buscam na gestão da escola o suporte dialógico, democrático e pedagógico para enfrentar as demandas do cotidiano, sem perder a esperança, a tolerância, o respeito e a solidariedade docente e discente. Enquanto resultado, percebemos que o estágio em gestão, contribuiu para compreender que os gestores de uma Instituição Escolar, precisam atuar na construção coletiva da gestão da escola, mas também tomar decisões para que se garanta a funcionalidade e a organização administrativa, financeira e pedagógica da Escola. Assumir a gestão de uma escola exige muito mais que uma formação pedagógica, exige uma formação humana, sensível a questões sociais que emergem dos estudantes e de seus dilemas cotidianos.  

Palavras-chave: Equipe diretiva. Formação docente. Universidade.

Publicado
02-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino