O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTE

  • Fabiana Terezinha Kapelinski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Paula Hendges
  • Rosemar Ayres dos Santos

Resumo

O presente trabalho é resultado da atividade desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência (PIBID), onde foi realizado acompanhamento a estagiária curso de Física, em uma escola da rede pública de ensino, na cidade de Guarani das Missões, RS, no período diurno, na disciplina de Física para duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio. Quanto à escola, essa está inserida em espaço urbano com jovens do meio rural também. E, o acompanhando durou em torno de sete semanas. As aulas da estagiária seguiam os três momentos pedagógicos, no qual o primeiro é a problematização sobre os fenômenos que serão estudados, o segundo é a organização do conhecimento, momento de uma discussão mais conceitual e o terceiro, a aplicação do conhecimento, no qual são retomadas as questões da problematização inicial e/ou novas questões. Assim, consideramos que observação da prática pedagógica em sala de aula é de suma importância, pois é a partir dessa prática que podemos entender o funcionamento da sala de aula, futuro campo de trabalho de nós, professores em formação inicial, para que consigamos começar a identificar possíveis dificuldades dos estudantes futuramente em sala de aula e abranger um conhecimento maior de como lidar com determinadas situações e como ministrar uma aula propriamente dita. Ao final da prática de observação, podemos concluir que ser professor não é uma tarefa fácil, pois a escola é marcada por ser um ambiente complexo, onde estudantes de diferentes realidades se encontram em um mesmo lugar e cabe ao professor trabalhar de forma equitativa, desenvolvendo e implementando a metodologia que melhor se adapta a cada ambiente escolar, sendo este, um grande desafio. Dessa forma, reafirmamos que a prática de observação é fundamental na formação inicial do futuro docente, pois permite que o licenciando compreenda o meio que estará inserido durante sua prática profissional.

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino