Monitoria em Histologia Humana e Patologia

Resultados Obtidos em Um Ano de Projeto

  • Renan Martinelli Leonel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Leonardo Barbosa Leiria
  • Débora Tavares de Resende e Silva

Resumo

A monitoria se apresenta como um espaço de imenso aprendizado aos estudantes. Ela permite o aumento do conhecimento do monitor e dos monitorados. Além disso, consegue melhorar a qualidade do ensino, criar condições para aprofundamento teórico e promover o desenvolvimento docente do monitor. O principal foco é otimizar o aprendizado, garantido maior rendimento. Na monitoria ocorrem trocas de experiências entre alunos de diferentes cursos e fases da universidade, proporcionando o saneamento de dúvidas de forma espontânea, flexível e livre. Este resumo tem por objetivo discutir os resultados do projeto de monitoria em histologia e patologia humana, que foi realizado por um acadêmico de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, para discentes matriculados nos componentes de Histologia (I e II) e de Patologia (I e II), destinado aos alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina. É sabido que os dois cursos abrangidos pela monitoria apresentam alta carga-horária. Isso interfere no aprendizado, haja vista que o extenso conteúdo programático previsto em aulas necessita de um grande tempo para consolidação e um real aprendizado. Considerando esta deficiência, não apenas na universidade em questão, mas na maioria das universidades do Brasil, o programa de monitoria foi um auxiliador dos discentes na obtenção de um rendimento elevado, buscando diversas formas didáticas em reproduzir um conteúdo, incentivando os alunos a buscar mais conhecimento por meio do estudo pessoal e a assumirem uma postura crítica frente ao atual conhecimento científico disponível. O número total de alunos assistidos pelo projeto foram 122 no primeiro semestre, sendo divididos em 4 turmas: duas de medicina e duas de enfermagem. Foram atendidos: 43 alunos da 1ª fase de medicina e 11 alunos da 2ª fase de enfermagem em histologia; e 34 da 3ª fase de medicina e 34 da 4ª fase de enfermagem em patologia. No segundo semestre, houve a redução para apenas 2 turmas assistidas pelo projeto. No entanto, não houve nenhuma demanda da 4ª fase de medicina, totalizando 33 alunos da 2ª de medicina, participando da monitoria de histologia. É importante destacar que o projeto buscou caminhar paralelamente com os calendários acadêmicos, garantindo que o aprendizado em sala de aula fosse complementado ao da monitoria. Sabe-se que as monitorias realizadas no ano de 2017, por meio de dinâmicas lúdico-pedagógicas, possibilitaram aos acadêmicos uma forma diferenciada de fixação, além de promover momentos de descontração e criação de vínculos de amizade. Ademais, a estratégia por meio de desenhos esquemáticos se demonstrou eficaz para a consolidação do conhecimento, uma vez que o aprimoramento da habilidade manual para realização do traçado facilitou a compreensão da lâmina estudada. Discutir-se-á se a monitoria conseguiu seu objetivo, fazendo com que os discentes alcancem um melhor rendimento, assim como os acadêmicos de monitorias passadas. Cabe ressaltar que a monitoria deve encontrar métodos individuais e coletivos que consiga sanar as dúvidas dos discentes.

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino