CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

  • Bruna da Cruz dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo
  • Ludyara do Nascimento Schmid Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fabiane de Andrade Leite Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Este resumo propõe relatar acerca da importância do programa Residência Pedagógica (RP), subprojeto Multidisciplinar da área de Ciências da Natureza, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na formação docente. O programa RP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo fomentar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. O RP é uma oportunidade de vivência do futuro professor no espaço da escola, uma contribuição significativa ao processo de formação, pois amplia as trocas de conhecimentos entre Universidade, Escola e Comunidade Escolar, uma vez que, como Residentes há o contato com professores, alunos, pais e comunidade escolar em geral, sendo esse um diferencial na formação inicial como docentes. As vivências realizadas no âmbito do programa evidenciaram aspectos formativos significativos, como o enlace da teoria com a prática, o desenvolvimento de autonomia pelos futuros professores e a formação continuada, sendo por meio da participação em atividade de formação como no projeto de extensão Ciclos Formativos, assim como em momentos de orientação individualizada entre os residentes e as coordenadoras de cada núcleo. A relação com o programa possibilitou com que os licenciandos/residentes reafirmassem sua escolha profissional, pois contribuiu para a construção da identidade como futuros docentes. Ainda, contribuiu com a formação humana dos residentes, pois as atividades de residência. realizadas em sala de aula, possibilitaram ampliar o diálogo, compartilhar leituras e reflexões, discutir acerca dos desafios enfrentados na sala de aula. O processo de participação no programa possibilita afirmarmos que a formação de professores é permanente e contínua, que contribui no desenvolvimento de saberes e sentimentos que favorecem a formação profissional e humana. 

Biografia do Autor

Bruna da Cruz dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo
Licencianda em Física na Universidade Federal - Campus Cerro Largo
Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino