A REALIZAÇÃO DO TESTE DA CHAMA

POSSIBILIDADES NA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

  • Marilei Menin Maciel Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Fabiane Andrade Leite

Resumo

Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no contexto do estágio Curricular Supervisionado IV: “Química no ensino médio, vinculado ao programa Residência Pedagógica. Trata de uma atividade realizada em uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Roque Gonzales, que buscou auxiliar os alunos no desenvolvimento de compreensões acerca dos conceitos de átomo e íons. As ações em sala de aula iniciaram com a leitura de um texto realizada em dois grupos sendo discutido e socializado através de diálogo, contextualizando os conceitos apresentados através de questionamentos para um melhor entendimento dos mesmos. Na sequência foi realizado o teste da chama, momento em que os alunos foram encaminhados ao laboratório da escola. Destaca-se que o teste da chama é um importante método de identificação de cátions metálicos, utilizado na análise química. Ainda, trata de uma atividade experimental importante de ser realizada na Educação Básica a fim de contribuir com a compreensão dos alunos acerca das características atômica. Na realização da atividade os alunos puderam observar diferentes cores, pois o processo foi realizado com os sais: Cloreto de Sódio (NaCl), Cloreto de potássio (KCl), Cloreto de lítio (LiCl), Cloreto de bário (BaCl2), Cloreto de cálcio (CaCl2), Sulfato de cobre II (CuSO4), Sulfato de Zinco (ZnSO4) e Sulfato de Níquel (NiSO4) que ao emitir energia através da queima pode-se visualizar no NaCl a cor amarela, KCl a cor alaranjada, LiCl vermelho carmim, BaCl2 vermelho, CaCl2 vermelho tijolo, CuSO4 verde, ZnSO4 amarelo e NiSO4 vermelho. A experimentação possibilitou um olhar reflexivo quanto ao desenvolvimento dos assuntos trabalhados em aula, bem como, a aprendizagem através do desenvolvimento da prática de ensino. A partir da realização de um experimento simples, realizado com materiais de fácil acesso pode-se obter um resultado significativo na aprendizagem dos alunos. Os alunos observaram as diferentes cores apresentadas nas chamas e associaram com os conceitos químicos trabalhados em sala de aula. Também, foram questionados quanto a situações similares que ocorrem no cotidiano, como as lâmpadas fluorescentes, os fogos de artifícios que visualizamos pela beleza das cores, isso porque na composição estão presentes alguns metais. O interesse na atividade experimental ficou evidente nos relatórios escritos pelos alunos. A compreensão acerca dos conceitos trabalhados foi facilitada pelo processo experimental realizado. Com isso, destaca-se que a realização de atividades diferenciadas como as práticas experimentais, realizadas no contexto escolar, contribuem com os entendimentos dos alunos, estimulando a compreensão de conceitos e conteúdos, proporcionando um ensino efetivo e a formação de cidadãos críticos.

Publicado
01-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino