ELABORAÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO DA EPIDERME FOLIAR DE MONOCOTILEDÔNEA

  • Cleiton Edmundo Baumgratz UFFS
  • Laura Souza Flores Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo
  • Riceli Gomes Czekalski Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo https://orcid.org/0000-0001-5625-4972
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo
  • Carla Maria Garlet de Pelegrin Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Cerro Largo

Resumo

Este trabalho é referente a um relato de prática vivenciada na formação inicial em Ciências Biológicas – Licenciatura. A atividade foi desenvolvida durante a disciplina de Prática de ensino em ciências/biologia IV: laboratório de ensino de ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo e orientada pelo professor do componente curricular de Anatomia Vegetal. Neste encadeamento, foi possível analisar e descrever a importância dos modelos didáticos na formação de professores, visto que, representam uma forma lúdica de instigar os alunos a pensar e produzir novos conhecimentos. Os modelos didáticos são representações confeccionadas, a partir de material concreto, de estruturas ou partes de processos. Desta forma, se tornam uma boa opção para ilustrar alguns conteúdos que demandam a utilização de instrumentos microscópicos para a sua visualização. A atividade aqui relatada buscou atribuir a prática pedagógica uma nova alternativa de representar de modo investigativo, por meio de um modelo didático, os diferentes tipos celulares presentes na superfície epidérmica foliar de uma monocotiledônea da família Poaceae. Para a confecção do modelo didático utilizou-se como referência uma imagem microscópica, em vista frontal, da epiderme foliar de Axonopus affins, espécie conhecida popularmente por grama tapete. Para a elaboração do modelo didático, foram utilizados materiais de fácil acesso como: isopor, EVA, massa de modelar, cola branca, cola alto-relevo e palito de churrasco. Utilizou-se o isopor recoberto por EVA como suporte, onde as demais estruturas foram coladas. Para representar os complexos estomático paracíticos, utilizou-se massa de modelar, onde as células subsidiárias foram moldadas em forma triangular e as células-guarda em formato de haltere, característica típica da epiderme de Poaceae. Os corpos siliciosos bilobados foram representados com massa de modelar. Os tricomas gancho da borda da folha foram ilustrados com EVA, recortado no formato característico e encaixados com os palitos na lateral do suporte de isopor. Para simbolizar as células epidérmicas comuns, utilizou-se a cola alto-relevo, de forma a facilitar a representação da sinuosidade das paredes celulares. Considera-se que a construção deste modelo didático beneficiou tanto o docente quanto os professores em formação, pois experienciamos uma outra possibilidade de dinamizar e simplificar conceitos específicos da área da Anatomia Vegetal, muitas vezes abstratos e de difíceis compreensão. A introdução da metodologia de construção de modelos didáticos pode ser facilitadora na aprendizagem de muitos outros conceitos das Ciências/ Biologia e pode ser adaptada e utilizada em vários níveis de ensino.

 

 

Palavras-chave: Novas metodologias. Aprendizagem. Significação conceitual.

Publicado
01-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino