EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE EM CHAPECÓ/SC

Uma atividade do PET para a reorientação da formação

  • Miriam Vitória Rodrigues dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Andreia Machado Cardoso
  • Marta Kohls
  • Angelina Galupo
  • Bruna Bertollo
  • Letícia Magrin
  • Poliana Lopes Alves
  • Carine Vendruscolo

Resumo

Comprometidos com o desenvolvimento de ações de extensão na educação superior e profissional e atentos ao chamado do Ministério da Saúde, em 2018, Insti-tuições de Ensino Superior públicas e privada de caráter comunitário, em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Chapecó -SC, submeteram e aprovaram o projeto PET-Saúde Interprofissionalidade - Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó, Universidade do Oeste de Santa Catarina/Chapecó e Univer-sidade do Estado de Santa Catarina/Centro de Educação Superior do Oeste. Este projeto objetiva realizar uma ação de educação interprofissional (EIP) com as equipes de Saúde da Família e Núcleos Ampliados de Saúde da Família. O presente projeto de intervenção tem sua origem no interesse do grupo 4 do PET-Saúde Interprofissionalidade UFFS/UNOESC/UDESC em investigar as percepções das equipes que atuam no Centro de Saúde da Família (CSF) ao qual o grupo está vinculado sobre o conceito de interprofissionalidade e sua implicação para a gestão do trabalho na saúde. A ideia emergiu das vivências iniciais do grupo no CSF, que faziam parte das primeiras ações do projeto, as quais contavam com momentos de imersão dos envolvidos nos CSF. Nesse período foi possível observar o processo de trabalho das equipes e as principais demandas do CSF e território adscrito. O projeto de intervenção
proposto pelo grupo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo que utilizará como método a pesquisa ação. A pesquisa será composta por cinco momentos: (1) entrevista para diagnóstico das percepções dos participantes sobre o fenômeno (interprofissionalidade); (2) oficina para validar as percepções e alinhar conceitos; (3) identificação das demandas da equipe; (4) oficina para trabalhar ferramentas de interprofissionalidade da equipe; (5) avaliação do processo pedagógico. Para participar do presente estudo serão envolvidas, aproximadamente, 40 pessoas, sendo profissionais e trabalhadores do CSF, definidos. Os dados das entrevistas seguirão a técnica de análise temática. Os temas/categorias que emergirem da primeira análise servirão como norteadores da parte de intervenção da pesquisa e elaboração da proposta de oficinas. A análise das informações na pesquisa-ação (etapa de intervenção) não segue um roteiro pré-estabelecido, pois será desenvolvida concomitantemente ao processo vivenciado. Serão respeitadas todas as questões éticas que envolvem as pesquisas envolvendo seres humanos, segundo legislação vigente. A partir da intervenção espera-se contribuir com o empoderamento
da equipe de saúde para atuar interprofissionalmente, a partir de ferramentas como: Consulta compartilhada; Projeto Terapêutico Singular; Projeto Saúde no Território; Acesso avançado; Clínica Ampliada. Esses temas serão trabalhados durante as oficinas, seguindo a lógica de uma ação pedagógica e problematizadora. Até o presente momento, o grupo 4 tem trabalhado no alinhamento teórico metodológico da proposta de intervenção, com intensa participação de coordenadores, tutores, preceptores e estudantes dos diferentes cursos da área da saúde. Acredita-se que este trabalho inicial já foi de grande valia para a compreensão do grupo sobre os conceitos de EIP e práticas que envolvem o trabalho interprofissional. O Pet-Saúde/Interprofissionalidade
poderá desempenhar um protagonismo importante para que mais ações interprofissionais ocorram no CSF Leste, incentivando potencialidades no serviço e qualificando a formação dos profissionais de saúde.

Publicado
26-08-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura