ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE UMA INSTRUMENTALIZAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE ENFERMAGEM

  • Priscila Biffi UFFS
  • Andressa Reginatto Percisi
  • Júlia Valéria de Oliveira Vargas Bitencourt

Resumo

O desenvolvimento de instrumentalizações para profissionais é de suma importância, pois possibilita que esses estejam em constante atualização. Estudos apontam que a parceria entre ensino e os serviços de saúde traz resultados efetivos, pois permite que os estudantes construam conhecimentos a partir das necessidades de saúde reais dos pacientes. Um dos temas que pode ser trabalhado através dessa parceria é o Processo de Enfermagem (PE), devido a sua implementação estar sendo requisitada na grande maioria dos hospitais e devido também a defasada abordagem desse tema em sala de aula, pois, quando esses estudantes e por vezes os professores, estiverem inseridos no serviço, terão inúmeras dificuldades no desenvolvimento dessa ferramenta base para o trabalho da enfermagem. Assim, com a estratégia da realização de oficinas sobre o PE, possibilitou exercitar o tema através da operacionalização das suas etapas a partir de um modelo de aplicação na prática, criado em um hospital do Oeste Catarinense por meio de um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) da região que possuem cursos de graduação em enfermagem. Buscou-se analisar a aderência no desenvolvimento de instrumentalizações, dos estudantes e docentes do curso de Enfermagem das IES e profissionais enfermeiros dos hospitais da região. As instrumentalizações foram ofertadas no auditório da reitoria de uma das IES, e aconteceram em cinco módulos distintos, sendo ofertado o mesmo módulo duas vezes ao mês, em diferentes dias e horários, atendendo assim a disponibilidade dos interessados. Após a realização das instrumentalizações foi possível perceber que a aderência dos participantes restringiu-se gradativamente, tanto de estudantes e docentes, quanto de enfermeiros. O hospital escola em estudo está com o PE implementado em quase todas as suas unidades, porém, destaca-se que a grande parte dos docentes que ministram as Atividades Teórico Práticas (ATP) no hospital, não participaram das instrumentalizações e muitos não tiveram contato com o PE durante a sua formação, o que consequentemente pode gerar dificuldades quando sua inserção no serviço. Devido ao tema ser pouco trabalhado durante o curso de graduação em enfermagem, colaborou para a realização das instrumentalizações, porém, esses estudantes demonstraram pouca aderência, o que preocupa, pois esses irão para a prática com muita dificuldade para executar essa ferramenta de trabalho da enfermagem. Aos participantes, as oficinas instigaram-os a refletirem sobre a importância da aplicação do PE na assistência e a necessidade do aperfeiçoamento teórico e prático com a participação ativa dos profissionais, tendo em vista a realidade dos serviços de saúde local e através disso gerando debates clínicos que proporcionam aos participantes o desenvolvimento do raciocínio clínico. Contudo, deve-se ainda trabalhar muito sobre o que é o PE e a importância da sua aplicação na prática, para despertar o interesse desse conhecimento aumentando a visibilidade e autonomia da enfermagem.

Publicado
02-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura