AÇÃO DO PET INTERPROFISSIONALIDADE

contribuindo com a reorientação da formação em saúde em Chapecó/SC

  • Daciele Paola Preci UFFS
  • Rangeli Basso
  • Tayná Cardoso Schuh
  • Dandara Isabela Spies
  • Renata Tabalipa
  • Mayara Luiza da Silva
  • Miriam Vitória Rodrigues Santos
  • Dara Fernanda Tobaldini
  • Carine Vendruscolo

Resumo

Resumo: Em 2018, Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privada de caráter comunitário, em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Chapecó-SC, submeteram e aprovaram o projeto PET-Saúde Interprofissionalidade - Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó, Universidade do Oeste de Santa Catarina/Chapecó e Universidade do Estado de Santa Catarina/Centro de Educação Superior do Oeste, comprometeram-se com o desenvolvimento de ações de extensão na educação superior em saúde. Objetiva-se com esse projeto relatar primeiras ações para o desenvolvimento de uma intervenção de educação interprofissional com as equipes de Saúde da Família e Núcleos Ampliados de Saúde da Família. O presente projeto de intervenção tem sua origem no interesse do grupo quatro desse PET-Saúde Interprofissionalidade em investigar as percepções das equipes que atuam no Centro de Saúde da Família (CSF) ao qual o grupo está vinculado sobre o conceito de interprofissionalidade e sua implicação para a gestão do trabalho na saúde. A ideia emergiu das vivências iniciais do projeto, as quais contavam com momentos de imersão dos envolvidos nos CSF. Nestes momentos foi possível observar o processo de trabalho das equipes e as principais demandas do CSF e território adscrito. O projeto de intervenção será desenvolvido no segundo semestre de 2019 e trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo que utilizará como método a pesquisa ação. A pesquisa terá cinco momentos: (1) entrevista para diagnóstico das percepções dos participantes sobre o fenômeno (interprofissionalidade); (2) oficina para validar as percepções e alinhar conceitos; (3) identificação das demandas da equipe; (4) oficina para trabalhar ferramentas da interprofissionalidade; (5) avaliação do processo pedagógico. Serão envolvidas, aproximadamente, 40 pessoas, sendo profissionais do CSF, definidos a partir dos seguintes critérios de inclusão: atuar no CSF há, pelo menos, seis meses e como exclusão, estar afastado do trabalho por motivo de licença, férias ou outro. Os dados das entrevistas seguirão a técnica de análise temática. Os temas/categorias que emergirem da primeira análise servirão como norteadores da parte de intervenção da pesquisa e elaboração da proposta de oficinas. A análise das informações na pesquisa-ação (etapa de intervenção) não segue um roteiro pré-estabelecido, pois será realizada no decorrer da intervenção. Serão respeitadas todas as questões éticas que envolvem as pesquisas envolvendo seres humanos, segundo legislação vigente. O grupo quatro tem trabalhado coletivamente para o alinhamento teórico metodológico e elaboração dos instrumentos e oficinas que irão ser utilizados para o desenvolvimento da intervenção. Espera-se contribuir com o empoderamento da equipe de saúde para atuar interprofissionalmente, a partir de ferramentas como: Consulta compartilhada; Projeto Terapêutico Singular; Projeto Saúde no Território; Clínica Ampliada. Apesar de já haver um movimento interprofissional dentro do CSF Leste, percebe-se que ainda são necessárias ações para otimizar e melhorar o trabalho multi/interprofissional, o qual beneficiará o serviço de saúde e, principalmente, seus usuários e famílias. Conclui-se que o programa Pet-Saúde/Interprofissionalidade poderá desempenhar um protagonismo importante para que mais ações interprofissionais ocorram nesse território, alimentando as potencialidades no serviço e melhorando a formação dos profissionais de saúde dentro e fora das IES.

Publicado
27-08-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura