MONITORIA DE APOIO AOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM A ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

UM PROCESSO (TRANS)FORMADOR

  • Nicolle Eduarda Martinelli Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Camila de Fátima Soares dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Jane Teresinha Donini Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Resumo

Este relato tem como finalidade relatar as experiências desenvolvidas ao longo deste primeiro ano do projeto de Monitoria de apoio aos processos de ensino e de aprendizagem à estudantes do curso de Pedagogia. Trata­­-se de um projeto vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, através do edital nº 04 de 2018. Apresenta o processo desde sua escrita, a formação inicial aos monitores, as aproximações iniciais ao público-alvo do projeto, os atendimentos e as reflexões que essas ações nos proporcionaram. O projeto foi pensado para atender as demandas das estudantes[1] do curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. A partir de dados publicados pelo Setor de Assuntos Estudantis (SAE), relacionados aos índices de retenção em componentes curriculares e evasão, percebemos que estudantes que receberam um acompanhamento pedagógico sistemático, demonstravam aproveitamento e aprovação em mais de 50% dos componentes cursados. Deste modo, optamos intencionalmente por uma monitoria por curso, por compreender que os inúmeros processos que envolvem o ensino e a aprendizagem não são limitados a um ou outro componente curricular, mas são amplos e envolvem um conjunto de relações. As atividades são desenvolvidas em conjunto com o colegiado, docentes do curso e com a parceria de diferentes setores da universidade. Ao longo do projeto desenvolvemos duas oficinas: A primeira, “Oralidade e Apresentação de Trabalhos”, quando se problematizou questões referentes à oratória em público, a apresentação de trabalhos em eventos e em aulas e a construção de slides. A segunda oficina “Normas ABNT e Manual de Trabalhos Acadêmicos da UFFS”, voltadas às questões das normas técnicas da produção textual acadêmica e o manual de normas da universidade. Há uma preocupação da comissão geral do programa de monitoria com uma formação didática-pedagógica inicial aos monitores/as, pois um dos objetivos do programe é a formar seus estudantes para a docência, em especial a docência no ensino superior, considerando que muitos estudantes, inclusive dos cursos de bacharelado, têm a intenção de atuar na docência futuramente. Nesse sentido, faz a diferença ter conhecimento sobre os processos de aprender e de ensinar, focos da monitoria desenvolvida. Metodologicamente, os atendimentos realizados pela monitoria do curso de Pedagogia, estão ancoradas nos três momentos pedagógicos indicados por Delizoicov que propõe uma sequência de ações: Primeiro momento, conhecer a estudante de um modo integral, atentando aos seus estilos cognitivos e as dificuldades apontadas; segundo momento, organização dos estudos e metodologia de trabalho; terceiro momento, sistematização de conhecimentos produzidos pelo estudante após os momentos de monitoria. O desenvolvimento do projeto ao longo deste primeiro ano, nos permite perceber que além de contribuir com o processo de aprendizagem e organização acadêmica do estudante que procura atendimento e a motivação que desenvolve, evitando a evasão, também se torna um incentivador da iniciação à docência àqueles qua atuam como monitores.

 

[1] No presente texto, usaremos os termos no feminino, por conta da nossa experiência contar com uma maioria quase absoluta de estudantes do gênero feminino.

Biografia do Autor

Nicolle Eduarda Martinelli, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Atualmente sou bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e voluntária no projeto de extensão em parceira com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o Projeto Luz.

 

Camila de Fátima Soares dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professora do Magistério Superior, Curso de Pedagogia, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Câmpus de Chapecó - SC. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Secretaria Municipal de Educação de Chapecó - SC. Mestra em Educação (2017), Especialista em Docência no Ensino Superior (2015), Graduada em Pedagogia (2013) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus de Frederico Westphalen. Professora efetiva da Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (2014-2018). Professora no Curso de Pedagogia - PARFOR - URI - Campus de Frederico Westphalen - RS (2015-2017). Auxiliar Administrativa no Setor de Avaliação Externa, URI - Campus de Frederico Westphalen - RS (2011-2018). Líder e Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira - GEHDEB, linha de pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Instituições Escolares. Áreas de conhecimento e interesse de pesquisa: educação, estado, políticas educacionais, gestão da educação, formação e valorização docente, docência universitária.

Jane Teresinha Donini Rodrigues, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI. Mestre em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI. Especialista em LIBRAS Docência de libras com proficiência pela Universidade Tuiuti do Paraná, UTP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI. Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul ? UFFS. Docente de libras. Atua em extensão universitária na área de educação, com ênfase em educação inclusiva e formação de professores abordando principalmente os seguintes temas: educação, surdez, libras, inclusão, aprendizagem e conhecimento. Possui experiência profissional na educação básica, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, em instituições especializadas e escolas regulares, atuou em coordenação pedagógica, assessoria pedagógica, docência no ensino superior e na pós-graduação.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino