CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESTRATÉGIAS DE ENSINO E PERCEPÇÕES AMBIENTAIS

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Eloisa Antunes Maciel Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Rosangela Inês Matos Uhmann

Resumo

A Educação Ambiental (EA) tem sua história ligada a movimentos sociais e
conferências mundiais. Mas torna-se importante ressaltar, que antes mesmo da
realização desses eventos, ainda que discretamente, já se realizavam atividades
educativas voltadas a questões de cunho ambiental. Estes grupos dos eventos estão
intimamente relacionados a estudos da Ecologia, uma Ciência que apesar de ser
recente, tem auxiliado de forma abrangente a entendermos como os organismos se
relacionam entre si e no meio ambiente em que estão inseridos. Graças aos estudos
ecológicos, podemos visualizar como as ações antrópicas modificaram o meio
ambiente, em que o cenário continua a alterar-se. Esse período de tempo, entre as
primeiras discussões sobre EA, e a época que estamos, possibilitou uma
considerável mudança de conceitos de meio ambiente. Desta maneira quanto mais
estudarmos os principais problemas de nossa época, mais somos levados a
perceber que eles não podem ser entendidos isoladamente. A busca por este
entendimento se inicia por meio de pesquisas, como esta relatada neste resumo,
para a qual buscamos entender: quais são as concepções de EA e as principais
estratégias de ensino. Desta maneira, investigamos de forma qualitativa e
documental as pesquisas disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
(IBICT). Observando nos títulos, resumos e/ou palavras-chave, os descritores:
Ensino, EA e Ecologia, no período entre 2002 a 2006. E para análise tomamos como
referência as concepções de EA: Conservadora, Ecologia Social e Ecologia Política.
A primeira possui raízes ligadas aos primórdios naturalistas da EA, a Ecologia
Social, tem seus princípios baseados no entendimento mais global da questão
ambiental, já a Ecologia Política apresenta uma proposta de transformação social.
Assim sendo, retiramos inicialmente dados gerais e fragmentos textuais. Portanto,
no foram encontradas 16 pesquisas, porém apenas 9 se encaixaram na temática
sobre a EA envolvendo o ensino e suas concepções. As estratégias de ensino mais
utilizadas foram: questionários, oficinas, entrevistas, trilhas e jogos, rodas de
conversa, blog, literatura, matérias de jornais, fotos e vídeos. Quanto às concepções
de EA, estabeleceu-se em uma razão de concepção do tipo Conservadora 5:9, 2:9
Ecologia Social e Ecologia Política 2:9. Deste modo, as concepções nos ajudam a
entender como a EA, está sendo trabalhada nos processos educacionais de nosso
país. A concepção do tipo Conservadora teve maior incidência, indiciando o quanto o
ensino ainda está centrado em ideias de conservadorismo, primando pela
sobrevivência humana e não pelo bem estar ambiental. As diversas estratégias
contribuem para o ensino de EA, e demonstram que há formas alternativas de
ensino para trabalhar a EA. Pesquisas como estas podem auxiliar profissionais da
educação na elaboração de currículos que comtemplem todas as áreas de ensino,
pautadas em uma educação social, cultural e acima de tudo no cuidado ambiental, já
que nossas atitudes precisam estar refletidas diariamente no nosso planeta.

Biografia do Autor

Eloisa Antunes Maciel, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Cursando Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, Voluntária de Pesquisa e Bolsista do Programa-PETCiências(SESu/ FNDE/MEC
Publicado
01-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino