CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESTRATÉGIAS DE ENSINO E PERCEPÇÕES AMBIENTAIS

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Eloisa Antunes Maciel Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Rosangela Inês Matos Uhmann

Resumo

A Educação Ambiental (EA) tem sua história ligada a movimentos sociais e
conferências mundiais. Mas torna-se importante ressaltar, que antes mesmo da
realização desses eventos, ainda que discretamente, já se realizavam atividades
educativas voltadas a questões de cunho ambiental. Estes grupos dos eventos estão
intimamente relacionados a estudos da Ecologia, uma Ciência que apesar de ser
recente, tem auxiliado de forma abrangente a entendermos como os organismos se
relacionam entre si e no meio ambiente em que estão inseridos. Graças aos estudos
ecológicos, podemos visualizar como as ações antrópicas modificaram o meio
ambiente, em que o cenário continua a alterar-se. Esse período de tempo, entre as
primeiras discussões sobre EA, e a época que estamos, possibilitou uma
considerável mudança de conceitos de meio ambiente. Desta maneira quanto mais
estudarmos os principais problemas de nossa época, mais somos levados a
perceber que eles não podem ser entendidos isoladamente. A busca por este
entendimento se inicia por meio de pesquisas, como esta relatada neste resumo,
para a qual buscamos entender: quais são as concepções de EA e as principais
estratégias de ensino. Desta maneira, investigamos de forma qualitativa e
documental as pesquisas disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
(IBICT). Observando nos títulos, resumos e/ou palavras-chave, os descritores:
Ensino, EA e Ecologia, no período entre 2002 a 2006. E para análise tomamos como
referência as concepções de EA: Conservadora, Ecologia Social e Ecologia Política.
A primeira possui raízes ligadas aos primórdios naturalistas da EA, a Ecologia
Social, tem seus princípios baseados no entendimento mais global da questão
ambiental, já a Ecologia Política apresenta uma proposta de transformação social.
Assim sendo, retiramos inicialmente dados gerais e fragmentos textuais. Portanto,
no foram encontradas 16 pesquisas, porém apenas 9 se encaixaram na temática
sobre a EA envolvendo o ensino e suas concepções. As estratégias de ensino mais
utilizadas foram: questionários, oficinas, entrevistas, trilhas e jogos, rodas de
conversa, blog, literatura, matérias de jornais, fotos e vídeos. Quanto às concepções
de EA, estabeleceu-se em uma razão de concepção do tipo Conservadora 5:9, 2:9
Ecologia Social e Ecologia Política 2:9. Deste modo, as concepções nos ajudam a
entender como a EA, está sendo trabalhada nos processos educacionais de nosso
país. A concepção do tipo Conservadora teve maior incidência, indiciando o quanto o
ensino ainda está centrado em ideias de conservadorismo, primando pela
sobrevivência humana e não pelo bem estar ambiental. As diversas estratégias
contribuem para o ensino de EA, e demonstram que há formas alternativas de
ensino para trabalhar a EA. Pesquisas como estas podem auxiliar profissionais da
educação na elaboração de currículos que comtemplem todas as áreas de ensino,
pautadas em uma educação social, cultural e acima de tudo no cuidado ambiental, já
que nossas atitudes precisam estar refletidas diariamente no nosso planeta.

Biografia do Autor

  • Eloisa Antunes Maciel, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
    Cursando Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo, Voluntária de Pesquisa e Bolsista do Programa-PETCiências(SESu/ FNDE/MEC

Downloads

Publicado

01-10-2019

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino