SER PROFESSORA DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Amanda Bellaver Zancanaro UFFS
  • Elisabete Dal Piva
  • Everton Martins

Resumo

Este trabalho objetivou relatar as experiências de docência no ensino básico, enquanto estagiária e residente pedagógica, proporcionadas pelo Programa de Residência Pedagógica, vinculado ao Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. O período de abrangência das experiências de docência ocorreu entre abril e junho de 2019. As atividades foram  realizadas na Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves, situada no bairro Efapi, município de Chapecó, que, vinculada à rede pública de ensino de Santa Catarina, atende a turmas de nono ano do Ensino Fundamental, além de Ensino Médio Inovador e Regular. A mediação das intervenções foi feita pela professora preceptora da escola, Elisabete do Carmo Dal Piva, que leciona História na instituição de ensino mencionada. Contudo, também abordamos a experiência obtida no planejamento das intervenções, além da prática pedagógica utilizada nelas: o ensino de História a partir da análise de músicas. Assim sendo, refletimos essas experiências, pensando na importância do posicionamento docente diante das conjunturas, bem como a atuação no ensino em busca do estímulo do desenvolvimento do senso crítico e autonomia de conhecimento dos alunos, levando em consideração a distinção entre os diferentes níveis do ensino básico, além  da individualidade de cada turma e da especificidade do contexto no qual se inserem os educandos. Também nos propomos a discutir o papel social da escola, enquanto formadora de cidadãos opinativos e atuantes na sociedade, no sentido de intentarmos compreender a função do educador da área de História, desafiado pela situação de disputa hegemônica na qual se encontra a educação brasileira.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino