ANÁLISE DE FONTES ICONOGRÁFICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Iury Fanfa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • EVERTON BANDEIRA MARTINS Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a utilização de fontes iconográficas no Ensino de História durante o período de estágio que foi oportunizado pelo Programa de Residência Pedagógica - Subnúcleo de História da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. As atividades de regência foram executadas na escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves, localizada no bairro Efapi, região periférica da cidade de Chapecó, Santa Catarina. As aulas foram ministradas em duas turmas do Ensino Fundamental, e visaram a experimentação do uso de fontes iconográficas como ferramenta didática para a construção do conhecimento histórico. Optou-se pelo uso desse tipo documental pois atualmente as imagens fazem parte do cotidiano de muitos alunos e pessoas em geral, seja por meio de propagandas, charges, revistas, jornais, redes sociais, além dos livros didáticos, que servem muitas vezes como um manual para os professores de História. As imagens, além de aproximarem o conteúdo dos estudantes, tornam a aula mais dinâmica, pois proporcionam momentos de observação individual e debates em conjunto sobre as diferentes visões a respeito da fonte histórica. Seu uso contribui para a formação crítica dos estudantes, visto que por meio da análise das imagens, os discentes podem identificar e reconhecer as intencionalidades que o autor ou quem encomendou a obra quis passar aos consumidores da mesma. Pretende-se com este trabalho, portanto, relatar a experiência sobre a metodologia do uso de imagens em sala de aula e os cuidados que devemos ter com a utilização desse tipo de material. Por fim, compreende-se que a análise de imagens no ensino de História torna a aula mais dinâmica, interessante e reflexiva, fatores que contribuem para escapar do ensino tradicional de História e que auxiliam para a formação intelectual dos estudantes.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino